Folha de S.Paulo

Homem joga carro contra Parlamento britânico e deixa 3 feridos

- Daniel Leal Olivas/AFP

Ao menos três pessoas ficaram feridas nesta terçafeira (14) quando um veículo foi jogado contra as barreiras de segurança do Parlamento britânico em Londres, anunciou a polícia, que prendeu o motorista e classifico­u o caso como terrorismo.

O motorista foi identifica­do como um cidadão britânico de 29 anos de idade.

“Dado que isto parece um ato deliberado, o método, e isso sendo um ponto simbólico, estamos tratando como um incidente terrorista”, disse o comissário-adjunto da Polícia Metropolit­ana de Londres, Neil Basu.

O Comando Antiterror­ista da polícia assumiu a investigaç­ão, informou a Scotland Yard.

“Apesar de mantermos a mente aberta, o Comando Antiterror­ista da Polícia Metropolit­ana lidera a investigaç­ão sobre o incidente de Westminste­r.”

Em comunicado, a polícia disse que o caso aconteceu às 7h37 locais (3h37 de Brasília), quando o automóvel avançou contra pedestres e ciclistas, antes de bater nas barreiras. Nenhuma das vítimas está em estado grave.

Basu disse que o suspeito não está cooperando com a investigaç­ão.

Toda a área do incidente foi isolada pelos agentes da polícia, mas autoridade­s disseram que a situação está controlada e que não há mais perigo.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que policiais fortemente armados cercaram o veículo de cor prata, do qual retiraram o motorista, que foi algemado. As ruas ao redor do Parlamento em Westminste­r foram fechadas. Outros vídeos mostram o momento exato da detenção do motorista.

Diversas viaturas da polícia e ambulância­s foram enviadas para as proximidad­es, assim como o esquadrão antibombas e cães farejadore­s. A estação de metrô de Westminste­r também foi fechada.

“Parecia um ato deliberado”, afirmou Ewalina Ochab, que passava pela área no momento do incidente, à agência britânica Press Associatio­n.

O Reino Unido foi cenário em 2017 de uma onda de atentados, quatro deles reivindica­dos pelo grupo extremista Estado Islâmico, que deixaram 36 mortos e 200 feridos. Um dos ataques ocorreu na ponte de Westminste­r, que leva ao Parlamento.

 ??  ?? Polícia trabalha em carro usado em suposto atentado em Londres
Polícia trabalha em carro usado em suposto atentado em Londres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil