Folha de S.Paulo

Doce e humorada, contagiava com a sua paixão pelo teatro

MARINA MESQUITA (1961-2018)

- Coluna.obituario@grupofolha.com.br

Marina Mesquita falava baixo, gesticulav­a de forma doce, movia-se como uma borboleta. Tudo o que fazia era como uma dança, lembram os amigos da atriz, bailarina, acrobata e curadora.

Até mesmo seu enterro foi carregado de leveza. A pedido dela própria, todos vestiram roupas claras na cerimônia na tarde desta terça-feira (14) no Cemitério da Paz, em São Paulo, num cortejo embalado por sons de violino e violoncelo.

Marina morreu na madrugada de segunda (13), aos 56, por complicaçõ­es cardíacas, deixando os dois filhos, Lygia Cardoso e André Momesso.

Amante de montaria e prima da também atriz Lígia Cortez, Marina foi integrante do Teatro do Ornitorrin­co, participan­do de montagens célebres como “Ubu, Folias Physicas, Pataphisic­as e Musica- es” (1985), baseada na dramaturgi­a do francês Alfred Jarry.

Ali, interpreta­va ao lado de Christiane Tricerri uma das ubuzetes da peça —referência, entre outras, às chacretes.

Em 2006, iniciou com o ator Clovys Torres o projeto Letras em Cena, uma programaçã­o de leituras encenadas que acontecia no auditório do Masp, às segundas-feiras.

O projeto durou uma década, com uma média de 40 leituras por ano, muitas de casa cheia. Ao todo, teve participaç­ões de mais de 3.000 atores.

Apesar do sucesso do programa de leituras encenadas, a dupla o encerrou há dois anos porque achava que era hora de reavaliá-lo. Recentemen­te, contudo, conversava em retomar o trabalho.

“Nesses dez anos, só tivemos patrocínio em três, mas continuamo­s fazendo mesmo na adversidad­e. A Marina tinha uma paixão tão grande que foi contagiand­o a classe [artística]”, comenta Torres, que lembra dela como uma pessoa leve, doce e de um humor irônico. “É como ela própria dizia: mesmo quando a gente erra, a gente acerta.”

MARIA EDITH MENDES FERRAZ DO AMARAL Aos 81, viúva. Deixa . Cemitério e Crematório Horto da Paz, rua Horto da Paz, 191.

MATHILDE GABAY Aos 90, viúva. Deixa Filhas Vitória e Rose, genros e netos. Cemitério Israelita de São Paulo - Butantã, av. engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia, 5.530.

7º DIA MÁRIO SALAZAR GOUVÊA Nesta terça (14/8) às 18h30, Igreja São Gabriel, av. São Gabriel, 108, Itaim Bibi

1 MÊS MARIA MARGARIDA SAMPAIO GOUVEIA Nesta quarta (15/8) ao meio-dia, Igreja Nossa Senhora do Brasil, praça Nossa Senhora do Brasil, 1, Jardim América

1ANO UBALDO MARQUES PORTO FILHO Nesta quarta (15/8) às 19h, Igreja Sant’Ana do Rio Vermelho, rua Guedes Cabral, 143, Rio Vermelho, Salvador (BA)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil