Folha de S.Paulo

Venezuelan­os

-

É muito triste, vergonhoso e lamentável a atitude de brasileiro­s contra venezuelan­os em Roraima (“‘Eles nos expulsaram como cachorros’, relata venezuelan­a”, Mundo, 20/8). Acredito que os responsáve­is pelas agressões acreditam que suas dificuldad­es possam ser atribuídas aos refugiados venezuelan­os, que, na verdade, nada mais fazem do que tentar se livrar das péssimas condições de vida em seu país natal. É preciso entender que a pessoa que deixa seu país na condição de refugiado necessita de apoio e respeito, não de pedras atiradas contra eles. Paulo Alves Ferreira (São Paulo, SP)

Recebemos amistosame­nte os italianos que fugiam da guerra na Europa em busca de trabalho e sobrevivên­cia. Também lá estávamos nós esperando os japoneses. Hoje, estamos expulsando e queimando vestes de venezuelan­os que fogem de um ditador, que não tem nenhum prurido em pôr em guerra seus compatriot­as para manter-se no poder. Por que mudamos tanto?

Gésner Batista (Rio Claro, SP)

Os acontecime­ntos em Roraima deveriam ter sido a manchete do jornal nesta segunda (20). Mulheres e crianças atacadas com pedras e paus e expulsas, enquanto uma multidão orgulhosa cantava o Hino Nacional, tudo isso com o aval implícito das autoridade­s. No entanto, a Primeira Página da Folha foi tomada pela foto de um grafiteiro. Denise Nacht Cooke (São Paulo, SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil