Folha de S.Paulo

‘Temos que defender nosso município’, diz comerciant­e

-

O comerciant­e Manoel Soares, 53, estava visitando no sábado (18) uma cidade vizinha a Pacaraima quando soube do confronto entre brasileiro­s e venezuelan­os e decidiu voltar para ajudar os moradores a expulsar os imigrantes, mas acabou chegando tarde.

“Cheguei à 1h, estava tudo calmo, mas vim ajudar porque temos que defender nosso município”, diz ele em sua loja na cidade, porta de entrada de quem foge do país vizinho.

Morador de Pacaraima há 25 anos, Soares defende a atitude dos moradores no sábado. “Foi a melhor coisa que podia acontecer, limpou a cidade. Eles estavam assaltando as pessoas” disse. Segundo ele, após o confronto a maior parte dos venezuelan­os que ficavam na frente da rodoviária deixou o local.

Ele elogia o pedido do governo do estado de impedir a entrada de novos imigrantes. “O melhor seria fechar a fronteira, fazer um cordão sanitário e não deixar passar ninguém”.

Para Soares, a imigração trouxe graves consequênc­ias à cidade. “Acabou o comércio, acabou o turismo”, diz ele, que relata queda de 90% nas vendas. “Essa imigração veio para destruir tudo. A polícia não dá conta, a educação não dá conta, a saúde não dá conta. O estado estava começando a se recuperar e essa imigração destruiu tudo”, afirma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil