Folha de S.Paulo

Não quer fazer feio? Veja as dicas básicas para detonar na brasa

Antes de colocar a carne na grelha, reúna tudo de que vai precisar, escolha bem os ingredient­es e acerte no ponto

- -Sofia Fernandes

Não há grandes mistérios para um bom churrasco. Há quem prefira fazer na brasa com lenha —as de laranjeira e macieira agregam um delicado sabor defumado, por exemplo. Há os que gostam dos resultados da churrasque­ira com queimador a gás e pedra vulcânica. “Se é uma máquina de qualidade e a carne boa, não tem diferença do churrasco com carvão”, acredita Jefferson Finger, chef churrasque­iro do Barbacoa. Há tem também os que, em vez da churrasque­ira, vão de parrilla. Nela, a grelha fica mais perto da brasa, a cerca de 15 centímetro­s, ideal para cortes como o assado de tira, baixo e gorduroso. As preferênci­as são muitas. As dúvidas, também. Para ajudar os entusiasta­s do bom churrasco, pedimos aos especialis­tas consultado­s neste especial dicas básicas sobre o que não pode faltar na hora de assar.

Qual o primeiro passo?

Antes de o fogo começar, reúna: churrasque­ira, espetos, grelhas, tábua, faca, garfos, pratos, pegador, pano de prato, álcool em gel, carvão, sal grosso, carne e acompanham­entos.

Como fazer o fogo?

Quanto maior e mais profunda a churrasque­ira, mais carvão ela comporta. Verifique se ele está seco e priorize pedaços grandes, que facilitam a circulação do ar. Nunca acenda o fogo com gasolina ou querosene. A melhor opção é álcool em gel 92 graus. Cerca de 20 minutos antes de começar o churrasco, coloque uma xícara de álcool na base do carvão e o acenda. Reserve um lado da churrasque­ira para fazer o braseiro e, aos poucos, puxe as brasas para debaixo de toda a grelha.

Com que carne eu vou?

A compra da carne deve ser feita com atenção aos detalhes. Verifique a validade, o SIF (selo de inspeção federal), observe a cor e a espessura da capa de gordura. A carne deve estar rosada. Se estiver vermelho-escura é provável que tenha sido congelada e descongela­da de forma errada. A capa de gordura deve ser uniforme, de preferênci­a de cor branca. Gordura amarela pode indicar gado mais velho e, portanto, uma carne mais dura. Antes de ir para a grelha, a carne pode ser cortada contra a fibra em bifes de, no mínimo, 2,5 centímetro­s.

Como dominar a grelha?

Os cortes de carne devem ser temperados com sal grosso e levados à grelha até o ponto desejado. O tempo de cozimento e intensidad­e do calor são responsáve­is pela suculência. Uma costela que leva horas para assar ficará longe do calor. Já uma picanha em bifes precisa de muito calor e pouco tempo na grelha. No geral, peças maiores podem ir a uma distância de 60 centímetro­s da brasa. Cortes mais baixos, como steaks, a 30 centímetro­s.

Qual o seu ponto? Malpassada – De superfície bem grelhada, miolo vermelho vivo e úmido, conservand­o a estrutura original da carne crua Ao ponto para mal – Bordas com aspecto mais assado. Apenas o centro é avermelhad­o e úmido de sangue Ao ponto – Superfície bem carameliza­da, miolo com grande área vermelho-opaca e uma faixa rosada no centro Ao ponto para bem –A carne estará mais rígida e toda a cor alterada para o tom rosado opaco, com poucos sucos no interior Bem-passada –A superfície torrada; o miolo, opaco e sem suco

Batata acompanha?

Em maionese ou na brasa, a batata é sempre um ótimo acompanham­ento para o churrasco. Primeiro porque é uma delícia; depois porque é bom ter carboidrat­o em uma refeição que geralmente é acompanhad­a por bebidas alcoólicas. Aproveite para assar legumes com maior teor de açúcar, como abóboras, beterrabas e cenouras. Elas ganham notas defumadas muito agradáveis.

 ?? Roberto Seba/Folhapress ?? Carne com marquinhas da grelha
Roberto Seba/Folhapress Carne com marquinhas da grelha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil