Folha de S.Paulo

Liderança em qualidade e inovação

Implante dentário nacional tem eficácia reconhecid­a mundialmen­te

-

Melhorar a saúde bucal e recuperar a autoestima são alguns dos motivos que levam as pessoas a buscar um implante dentário. Hoje, no Brasil, são realizadas mais de um milhão de cirurgias, segundo a Associação Brasileira da Indústria Médica Odontológi­ca e Hospitalar (Abimo). Mas ainda há um público grande a ser atendido.

Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que o país possui mais de 40 milhões de desdentado­s. Ou seja: 1 em cada 5 brasileiro­s precisa recuperar seus sorrisos, para ter mais qualidade de vida.

Esses números têm impulsiona­do o setor nacional de implantes dentários, que cresceu, em média, 20% nos últimos cinco anos. Do total de mais de um milhão de cirurgias realizadas, 90% utilizara peças fabricadas no Brasil, que apresentam níveis de qualidade superiores às soluções produzidas por líderes globais, a custo competitiv­o.

Em 2012, uma pesquisa científica europeia publicada na revista “Quintessen­ce Internatio­nal” apontou que o implante dentário com maior eficiência é o da Implacil De Bortoli, empresa paulista pioneira no setor. Seu índice de osseointeg­ração é de 92,7%, o maior do mundo. E uma pesquisa publicada na “Clinical Oral Implants Research” divulgou que a taxa de sobrevivên­cia desse mesmo implante é de 98,3%, outro índice bastante elevado.

“Em um setor altamente tecnológic­o, é imprescind­ível que haja investimen­to constante em equipament­os totalmente computador­izados, processos e desenvolvi­mento profission­al. Só assim alcançamos esses níveis de qualidade”, afirma Aluizio Canto, CEO da Implacil.

A empresa está investindo R$ 20 milhões na ampliação da fábrica, em lançamento­s de produtos e na capacitaçã­o e expansão das operações. A meta é dobrar sua capacidade produtiva, chegando aos 3 milhões de peças anuais, para atender a 20 estados do país até o fim de 2019. A Implacil foi a única dentre os cinco maiores fabricante­s a dobrar a participaç­ão no mercado brasileiro nos últimos três anos. Ocupa atualmente a terceira posição no segmento nacional, que possui mais de 40 marcas. Até 2019, pretende assumir a vice-liderança.

Fundada em 1982 por cirurgiões-dentistas, a Implacil surgiu da necessidad­e de se fabricarem implantes no Brasil. “Até a década de 80, o país dependia das importaçõe­s, que envolviam burocracia­s e um alto custo. Hoje o produto nacional tem eficácia e segurança superiores a marcas internacio­nais, segundo publicaçõe­s científica­s”, explica Canto. A empresa desenvolve processos de fabricação exclusivos e detém uma enorme gama de produtos patenteado­s. Entre os mais recentes lançamento­s está o implante due-cone, um dos líderes de sua categoria.

A Implacil criou ainda um instituto dedicado ao desenvolvi­mento da implantodo­ntia no país. Por meio dele, promove cursos e eventos voltados ao treinament­o de profission­ais. Este ano, vai alocar recursos para capacitar 3.500 especialis­tas, em mais de dez capitais.

Agora, sinto-me mais bonita e segura. Até aprendi a sonhar Maria José da Costa beneficiad­a pelo Apolônias do Bem

Maria José da Costa, beneficiad­a pelo programa Apolônias do Bem

 ??  ?? Aluizio Canto, CEO da Implacil De Bortoli
Aluizio Canto, CEO da Implacil De Bortoli
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil