Folha de S.Paulo

Faça-se a luz

- Daniela Lima painel@grupofolha.com.br

O Tribunal de Contas da União deu mais um passo no sentido de submeter o caixa bilionário da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) à sua fiscalizaç­ão. Após a entidade se manifestar contra o exame de seus recursos, a diretoria técnica do TCU elaborou longo parecer no qual defende que a contabilid­ade da Ordem deste ano já seja analisada pela corte. A área técnica diz que todos os conselhos profission­ais estão submetidos ao escrutínio público e que a OAB não merece tratamento diferente.

PEIXE GORDO O embate entre a OAB e os técnicos do TCU é um desdobrame­nto de iniciativa do ministro Bruno Dantas. Como mostrou o Painel em maio, ele pediu um estudo sobre a possibilid­ade de auditar o cofre da Ordem. Levantamen­to de advogados estima que, no ano passado, a entidade arrecadou R$ 1,3 bilhão.

TUDO NOS TRINQUES A Ordem cobra uma taxa anual de seus associados. Ao TCU, argumentou que não usa nem gere recurso público e que tem um sistema próprio de prestação de contas, que garante transparên­cia à gestão do dinheiro aos seus inscritos. A OAB também entende que o tema já foi resolvido pela Justiça.

POR QUE FOGES? A área técnica do TCU escreveu em seu parecer que “chama a atenção a insistênci­a da OAB em buscar por todos os meios evitar o acesso aos dados da sua gestão quando a sua atitude deveria ser a oposta, justamente pela sua relevante atuação, visibilida­de e reconhecim­ento”.

O JOGO VIROU? Dantas vai pedir parecer, agora, ao Ministério Público junto ao TCU. Depois, o caso vai ao plenário. Não é a primeira vez que o tema é debatido. Da última, há mais de uma década, a OAB venceu. Três dos ministros que votaram com a entidade deixaram a corte.

A PARTE QUE ME CABE Defensores de presos acusados de fraudes no Ministério do Trabalho na Operação Registro Espúrio reclamam que o relatório da Polícia Federal não individual­izou delitos e que os clientes estão encarcerad­os há mais de três meses sem que se possa dizer exatamente do que cada um é acusado.

ETAPA No documento de quase 1.000 páginas, a PF diz que se debruçou, nesta fase, em caracteriz­ar a organizaçã­o criminosa. A peça foi enviada à PGR.

LOGO ALI Quem acompanha os trabalhos do Tribunal Superior Eleitoral diz que a corte se prepara para julgar o pedido de registro de Lula na corrida presidenci­al entre os dias 4 e 6 de setembro.

É VIAGEM? Integrante­s do governo que testemunha­ram o convite do TSE à OEA (Organizaçã­o dos Estados Americanos) para observar a eleição no Brasil dizem que o PT se ilude ao ver disputa de narrativa política na chegada de missão da entidade ao país.

OVO OU GALINHA O acordo com a OEA foi formalizad­o pelo TSE em dezembro de 2017, ainda na gestão do ministro Gilmar Mendes e antes de o petista ser preso. O problema é que, já naquela ocasião, o partido do ex-presidente trabalhava com o discurso de que “eleição sem Lula é fraude”.

SÓ NO PAPEL Apesar de o deputado Paulinho da Força (SP) ter colocado o seu partido, o Solidaried­ade, na coligação de Geraldo Alckmin (PSDB), grande parte dos sindicalis­tas da Força Sindical, entidade que ele comanda, está alinhada a Ciro Gomes (PDT).

É COM ESSE QUE EU VOU Dirigentes estão organizand­o encontros para Ciro em portas de fábricas e redutos do sindicalis­mo. Ele é esperado no Sindicato dos Metalúrgic­os de Curitiba, dia 1º.

TUDO AZUL A campanha de Alckmin apresentou uma prévia dos vídeos do tucano para o horário eleitoral a dirigentes do centrão. ACM Neto, dizem os relatos, chegou a se emocionar com uma das peças.

#PRIORIDADE­S Em campanha para o governo de São Paulo, Márcio França (PSB) visitou seu berço político, São Vicente (SP). Entre um compromiss­o e outro, fez pausa para aparar as madeixas com o barbeiro que o atende há mais de 20 anos.

A combinação de bravatas e propostas incompeten­tes indica que muitos não aprenderam com 2014. 2019 pode repetir 2015 Do economista Marcos Lisboa, presidente do Insper, sobre as metas pouco realistas pregadas pelos presidenci­áveis para superar a crise com Thais Arbex e Julia Chaib

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil