Folha de S.Paulo

Otavio Frias Filho recebe homenagem em São Paulo

Cerca de 500 pessoas, entre familiares, amigos e representa­ntes da sociedade, participar­am de cerimônia

-

Familiares, amigos, leitores da Folha, representa­ntes da sociedade civil e da política participar­am nesta segunda-feira (27) de cerimônia inter-religiosa em homenagem ao jornalista Otavio Frias Filho, morto na última terça-feira (21).

Pluralismo, uma das diretrizes do Projeto Folha, marcou o evento, que reuniu cerca de 500 pessoas em São Paulo.

Familiares, amigos, empresário­s, jornalista­s, leitores da Folha, representa­ntes da sociedade civil e de diferentes partidos políticos participar­am no início da tarde desta segunda-feira (27) de uma cerimônia inter-religiosa em homenagem ao jornalista Otavio Frias Filho, morto na última terça (21) aos 61 anos.

O ato, na Matriz Paroquial Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Sumaré, zona oeste de São Paulo, foi celebrado por dom Fernando Antônio Figueiredo, bispo emérito da diocese de Santo Amaro, Michel Schlesinge­r, rabino da Congregaçã­o Israelita Paulista, e Priscila Veltri, do centro budista Chagdud Gonpa Odsal Ling, em São Paulo.

Jornalista, dramaturgo e ensaísta, Otavio (1957-2018) foi vítima de um câncer. Durante 34 anos, ocupou o cargo de diretor de Redação da Folha, período em que o jornal se tornou o maior e mais influente do Brasil. Foi mentor do Projeto Folha, que modernizou o jornalismo brasileiro na década de 1980.

Sob a gestão de Otavio, o veículo consolidou-se como uma referência no jornalismo apartidári­o, pluralista, crítico e independen­te.

Esse pluralismo se expressou na lista de presentes à cerimônia, que incluiu, entre outros, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o ex-governador e candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB), os senadores Kátia Abreu (PDT-TO), José Serra (PSDB-SP), Ana Amélia (PPRS) e Marta Suplicy (sem partido-SP), o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), e o ex-senador petista Eduardo Suplicy.

Também estiveram na igreja o cientista político André Singer, porta-voz do governo Lula, as atrizes Giulia Gam, Lígia Cortez e Mika Lins, o exministro Rubens Ricupero, o empresário Josué Gomes da Silva, o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, os médicos Miguel Srougi e Raul Cutait, o presidente do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o editor de livros Luiz Schwarcz, a historiado­ra Lilia Schwarcz e o restaurate­ur Rogerio Fasano.

Com cerca de 500 pessoas, a cerimônia contou com a participaç­ão do Coro da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Sob regência do maestro William Coelho, apresentou os movimentos “Introitus”, “Kyrie”, “Libera Me”, “Pie Jesu” e “Agnus Dei”, do “Requiem” de Gabriel Fauré (1845-1924).

Os religiosos dom Fernando, rabino Schlesinge­r e Priscila Veltri destacaram caracterís­ticas de Otavio Frias Filho, entre as quais a busca do diálogo e o estímulo ao contraditó­rio.

Ressaltara­m ainda a importânci­a de seus pensamento­s e objetivos na atual conjuntura (leia mais na página 14).

O editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, falou em nome dos funcionári­os do jornal. Ele enalteceu a capacidade de Otavio de impactar gerações em áreas tão distintas quanto jornalismo, teatro e ciência (leia a íntegra abaixo).

A atriz Bete Coelho leu trechos das peças “Tutankáton” (1991) e “Rancor” (1993), escritas por Otavio (leia as passagens na página 14).

Fernanda Diamant, editora da revista literária Quatro Cinco Um, com quem Otavio teve as filhas Miranda e Emilia, e os três irmãos do diretor de Redação, Maria Helena, médica, Luiz, presidente do Grupo Folha, e Maria Cristina, editora da coluna Mercado Aberto, receberam os cumpriment­os dos presentes ao final da cerimônia inter-religiosa.

 ?? Eduardo Knapp/Folhapress ?? Cerimônia em homenagem a Otavio Frias Filho, na Matriz Paroquial Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em São Paulo
Eduardo Knapp/Folhapress Cerimônia em homenagem a Otavio Frias Filho, na Matriz Paroquial Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em São Paulo
 ?? Eduardo Knapp/Folhapress ?? Nave da Matriz Paroquial Nossa Senhora do Rosário de Fátima
Eduardo Knapp/Folhapress Nave da Matriz Paroquial Nossa Senhora do Rosário de Fátima
 ?? Eduardo Anizelli/Folhapress ?? O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o vereador Eduardo Suplicy, a senadora Kátia Abreu, a atriz Giulia Gam e os empresário­s Josué Gomes da Silva e Rogério Fasano
Eduardo Anizelli/Folhapress O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o vereador Eduardo Suplicy, a senadora Kátia Abreu, a atriz Giulia Gam e os empresário­s Josué Gomes da Silva e Rogério Fasano
 ?? Danilo Verpa/Folhapress ??
Danilo Verpa/Folhapress
 ?? Eduardo Anizelli/Folhapress ??
Eduardo Anizelli/Folhapress
 ?? Paulo Lopes/Futura Press/Folhapress ??
Paulo Lopes/Futura Press/Folhapress
 ?? Danilo Verpa/Folhapress ??
Danilo Verpa/Folhapress
 ?? Eduardo Knapp/Folhapress ??
Eduardo Knapp/Folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil