Folha de S.Paulo

Prefeitura de SP convoca servidores para campanha

Evento dos filhos de Milton Leite na zona sul de São Paulo tinha lista com nomes de funcionári­os

- Rogério Gentile e Guilherme Seto

Funcionári­os da Prefeitura de São Paulo foram convocados a participar de evento da campanha eleitoral dos filhos do presidente da Câmara, Milton Leite da Silva (DEM). O vereador, que pediu votos no ato, disse que não houve pressão.

Funcionári­os da Prefeitura de São Paulo foram convocados a participar no domingo (26) de um evento da campanha eleitoral dos filhos do presidente da Câmara Municipal paulistana, o vereador Milton Leite (DEM).

Durante o ato o vereador pediu votos para seus filhos, Alexandre Leite e Milton Leite Filho, respectiva­mente candidatos a deputado federal e estadual pelo DEM, bem como para Geraldo Alckmin (Presidênci­a), João Doria (governo de São Paulo) e Mara Gabrilli (Senado), do PSDB.

A reunião ocorreu de manhã no teatro Paulo Goulart, no Esporte Clube Banespa, no Brooklin Paulista, na zona sul da cidade, reduto eleitoral de Leite.

Ao chegar ao evento, os funcionári­os se depararam com lista na qual constavam seus nomes e respectivo­s órgãos de trabalho. Recepcioni­stas grifavam a lista conforme as pessoas comparecia­m.

A Folha apurou que a convocação ocorreu sobretudo na área da Secretaria de Transporte­s, o que inclui a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a SPTrans, empresa responsáve­l pelo gerenciame­nto dos ônibus na cidade. Trata-se da área de maior influência de Leite.

Na semana passada, pessoas que se apresentav­am como do setor de recursos humanos da Secretaria dos Transporte­s percorrera­m diversos departamen­tos fazendo o convite para os funcionári­os lotados em cargos de confiança.

O recado, segundo a interpreta­ção de quem foi chamado, era claro: os ausentes poderiam ser demitidos.

O auditório do clube tem capacidade para 366 pessoas. Na porta, recepcioni­stas anotavam o nome dos presentes.

Um telão exibia as imagens dos filhos do presidente da Câmara e os seus respectivo­s números. Candidatos à reeleição, eles não participar­am do evento, que foi conduzido pelo próprio Milton Leite.

Vídeos gravados por pessoas na plateia, obtidos pela Folha, mostram Leite pedindo votos no palco do anfiteatro.

“Se puderem ajudar a chapa inteira, é fundamenta­l”, disse o vereador, citando, na ordem, Mara Gabrilli, Alexandre Leite, Milton Leite Filho, Alckmin e Doria. “Seria fantástico.”

O vereador chegou a dizer que entende a situação das pessoas que têm um parente ou amigo candidato, não podendo atender ao seu apelo de votar na chapa completa..

“A vida impõe certas dificuldad­es (...) sabemos respeitar isso”, afirmou. “Mas ninguém tem cinco candidatos [parentes ou amigos]. Pega o resto da chapa e vota...”, disse.

No palco, Milton solicitou também um “sopro na brasa do Alckmin”. “Não é para mim, é para esse país, o nosso país”, afirmou. “Temos de ter responsabi­lidade, não dá para brincar com a Presidênci­a da República.”

Na saída do evento, os participan­tes receberam um kit da campanha dos filhos do parlamenta­r, com panfletos e adesivos. “Só postar a foto no WhatsApp não vai dar certo, haverá uma enxurrada de mensagens”, disse Leite. “Tem de ligar, pedir para o amigo, mandar santinho”, afirmou.

Leite, que apoiou João Doria em sua campanha a preSeu feito, tem forte influência na gestão municipal tucana, hoje comandada por Bruno Covas.

A atual composição do secretaria­do paulistano conta com três nomes indicados por Leite: Eduardo Tuma, na Casa Civil; Sérgio Avelleda, na Gestão; e João Octaviano, nos Transporte­s, principal área de influência do vereador.

Como chefe do Legislativ­o, Leite tem sido firme apoiador dos projetos da gestão tucana, tendo ajudado especialme­nte na aprovação do pacote de desestatiz­ações, incluindo as concessões do estádio do Pacaembu, do Mercadão, dos parques, e a privatizaç­ão do Anhembi.

O único pedido do Executivo que até o momento não conseguiu concretiza­r foi a reforma da previdênci­a no município. Após manifestaç­ões de milhares de funcionári­os públicos, suspendeu a votação do projeto na Câmara.

Ligado a empresário­s do setor de transporte que operam nas áreas extremas da cidade, Leite se define como defensor das antigas cooperativ­as de perueiros.

Além disso, tem forte influência nas discussões sobre os projetos de ocupação do solo da cidade. Durante a lei de zoneamento, foi à tribuna para questionar mudanças que permitiria­m mais construçõe­s em áreas verdes da zona sul.

cresciment­o político de 1996 para cá garantiu a eleição de seus dois filhos para cargos eletivos. Milton Leite Filho se elegeu deputado estadual em 2006 e foi reeleito nas duas disputas seguintes. Já Alexandre Leite se reelegeu deputado federal em 2014.

 ?? Arquivo pessoal ?? Recepcioni­stas confirmam a presença de convidados para o evento em lista
Arquivo pessoal Recepcioni­stas confirmam a presença de convidados para o evento em lista
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil