Folha de S.Paulo

Pedofilia assombra o Vaticano

- Hélio Schwartsma­n helio@uol.com.br

SÃO PAULO Investigaç­ões em vários países vão mostrando que os abusos sexuais cometidos por padres contra menores eram generaliza­dos e que a Igreja Católica tinha um esquema instituído para esconder esses crimes. O próprio papa Francisco acaba de ser acusado, sem provas, de ter acobertado um cardeal.

Há duas perguntas importante­s aqui: por que parece haver tantos casos de pedofilia envolvendo clérigos católicos e por que a igreja os protegeu em vez de denunciá-los.

A rigor, não sabemos se padres cometem mesmo mais abusos sexuais do que a população masculina em geral. Parece razoável, porém, afirmar que o celibato exigido dos sacerdotes é uma idiossincr­asia católica que merece exame.

O veto ao casamento constitui uma espécie de fachada perfeita para pedófilos, já que legitima e confere elevado status social à vida de solteiro e ainda proporcion­a a oportunida­de de interagir com jovens numa posição de poder. Não por acaso, outras atividades que atraem pedófilos incluem as de professor, pediatra, técnico esportivo, chefe de escoteiros.

Até aqui, penso que a situação nem seria tão desastrosa para a igreja. A pedofilia, afinal, pode ser considerad­a uma doença, algo sobre o que a hierarquia católica não tem muito controle. O que efetivamen­te torna a posição do Vaticano moralmente insustentá­vel são os repetidos esforços para acobertar os abusos. O acumplicia­mento voluntário, ao contrário da pedofilia, não pode ser considerad­o uma moléstia.

O problema aqui é que a igreja, a exemplo de outras organizaçõ­es complexas voltadas a propagar uma ideologia, investe tanto na formação dos padres, os vetores encarregad­os de transmitir os memes religiosos e zelar por sua pureza, que eles se tornam mais valiosos que os fiéis. Mesmo quando estão agindo em desacordo com os valores apregoados, a instituiçã­o os protege.

Vamos ver agora se a lógica organizaci­onal continuará prevalecen­do sobre a moral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil