Folha de S.Paulo

Saltos ornamentai­s

- Bruno Boghossian

BRASÍLIA Há um ano, Renan Calheiros (MDB-AL) percebeu que corria risco de derrota em sua campanha à reeleição. Muita gente estranhou quando o senador, que ajudou Michel Temer a subir ao poder, começou a atacar o governo de seu partido.

Renan arrumou briga com o MDB e foi destituído da liderança da sigla pelo colega Romero Jucá. Na ocasião, corria uma brincadeir­a entre os que questionav­am seus motivos: “Se o Renan pular do 10º andar, pode ir atrás, porque embaixo é água”.

Jucá deu um salto ornamental nesta segunda (27). Articulado­r do “grande acordo” que derrubou Dilma Rousseff, o senador entregou o cargo de líder do governo para tentar conter o desgaste com a crise de imigração venezuelan­a em Roraima.

O senador disputa a reeleição pelo estado, e a campanha está longe de ser um passeio. Quatro candidatos se acotovelam por duas vagas, e ele aparece em terceiro lugar.

“Entre o cargo de líder, o governo federal e a população de Roraima que me elege, é claro que eu opto pela população”, disse Jucá.

O senador quer o fechamento da fronteira com a Venezuela, mas Temer é contra. Para não perder votos, será obrigado a fingir que não era habitué do gabinete presidenci­al. Suas razões são práticas: Jair Bolsonaro tem 38% das intenções de voto em Roraima, seguido de Lula, com 21%.

Os mergulhos das eleições deste ano são de nível olímpico. Eunício Oliveira (MDB) mandou fazer adesivos que o apresentam como “o senador do Lula” no Ceará, embora tenha votado pelo impeachmen­t de Dilma.

Candidata ao governo, Roseana Sarney (MDB) já foi apresentad­a por um aliado como “a Lula do Maranhão”. Fernando Haddad tentou desfazer a confusão: em São Luís, disse aos eleitores que o ex-presidente só apoia Flávio Dino (PC do B).

A medalha de ouro é do senador Ciro Nogueira (PP-PI). Ele costurou o apoio de sua sigla a Geraldo Alckmin (PSDB), mas pede votos para Lula. Se o ex-presidente for barrado, não sabe se vai com Haddad. “Vou fazer pesquisas e ver o que o eleitor quer.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil