Folha de S.Paulo

No evento, leitores do jornal elogiam a atuação do diretor de Redação

-

Maria Inovete Bezerra, 85, aposentada, começou a ler a Folha na época da campanha das Diretas Já, porque, segundo ela, o jornal refletia seus anseios e de boa parte da população brasileira pela volta da democracia.

Quando soube da morte de Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha e um dos mentores do apoio do jornal às diretas, ela achou que deveria participar da cerimônia inter-religiosa.

“Eu admirava muito o trabalho dele através das páginas do jornal”, disse a leitora, que saiu cedo de sua casa, na av. Nove de Julho, no centro de São Paulo.

Outro leitor presente, Fernando Freire, 62, psicólogo, tornou-se assinante da Folha quando cursava graduação em psicologia da Pontifícia Universida­de Católica (PUC) no Rio. Sempre teve o caderno Ilustrada como referência e se lembra com exatidão da cobertura feita pelo jornal do impeachmen­t do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992.

“Eu acompanhav­a os textos do Otavio. Como somos da mesma idade, também me reconhecia no trabalho que ele realizava”, disse Freire.

Karin Bakke de Araújo, 72, professora, decidiu comparecer à cerimônia quando soube que seria um ato inter-religioso. Para ela, isso é um reflexo do que mais gosta nas páginas da Folha: o pluralismo.

Karin costuma utilizar o “Manual de Redação” da Folha em suas aulas de literatura e língua portuguesa, porque o considera um das melhores referência­s da linguagem jornalísti­ca e de sua diferença para a linguagem literária.

Suely Maria Silva, 69, aposentada, cresceu vendo o pai ler a Folha todos os dias. Quando ele morreu, há 30 anos, manteve a assinatura, porque considera que já fazia parte de sua história. “Não sei ficar um dia sem abrir o jornal.”

Ela diz ter se assustou ao ler sobre morte de Otavio, pois não sabia que ele estava doente. Não foi ao velório, mas compareceu à cerimônia.

Galeno Palma Cardoso, 71, engenheiro, e Carmem Palma Rennó, 65, artista plástica, passavam na frente da igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima quando viram a movimentaç­ão e entraram. Ao descobrir que seria uma homenagem ao diretor de Redação da Folha, o casal decidiu ficar. São assinantes da edição digital do jornal.

“Eu admirava muito o trabalho dele através das páginas do jornal

Maria Ivonete Bezerra aposentada

“Acompanhav­a os textos do Otavio. Como somos da mesma idade, também me reconhecia no trabalho que ele realizava

Fernando Freire psicólogo

“Não sei ficar um dia sem abrir o jornal

Suely Maria Silva aposentada

 ?? Fotos Marcus Leoni/Folhapress ?? Os leitores da Folha Suely Silva, Galeno Cardoso e Maria Ivonete Bezerra
Fotos Marcus Leoni/Folhapress Os leitores da Folha Suely Silva, Galeno Cardoso e Maria Ivonete Bezerra
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil