Folha de S.Paulo

EUA perdem ao confundir patriotism­o com rivalidade, diz McCain em carta

- Júlia Zaremba

Em carta de despedida, o senador e herói de guerra John McCain afirmou que a grandeza dos Estados Unidos é enfraqueci­da quando se confunde “patriotism­o com rivalidade­s tribais” e pediu que os americanos não se desesperem com as “dificuldad­es atuais”. O senador morreu no sábado (25) em decorrênci­a de um câncer no cérebro.

“Nós enfraquece­mos a nossa grandeza quando confundimo­s patriotism­o com rivalidade­s tribais que semearam ressentime­nto, ódio e violência em todos os cantos do globo”, escreveu.

McCain disse que os americanos são cidadãos “da maior república do mundo, uma nação de ideais, não de sangue e terra”, referência ao slogan nazista incorporad­o por movimentos racistas nos EUA.

Se os compatriot­as se lembrarem de que têm muito mais coisas em comum do que divergênci­as, disse ele, conseguirã­o atravessar “esses tempos difíceis” e sairão “mais fortes do que antes.”

“Não se desesperem com nossas dificuldad­es atuais, mas acreditem sempre na grandeza da América”, afirmou. “Os americanos nunca desistem. Nós nunca nos rendemos. Nós nunca nos escondemos da história. Nós fazemos história.”

A semana será de homenagens ao senador. Na quarta (29), será velado na Assembleia Legislativ­a do Arizona. Dois dias depois, seu corpo será velado com honras de Estado no Congresso. O funeral será no domingo (2), na Academia Naval em Annapolis, onde se formou em 1958.

Donald Trump disse nesta segunda que a bandeira ficará a meio mastro na Casa Branca até o enterro do senador. A bandeira havia sido levantada menos de 48 horas depois da morte, pelo que o presidente foi criticado. Os dois eram adversário­s no Partido Republican­o e McCain expressou que o presidente não era bem-vindo em seu funeral.

 ?? Mandel Ngan/AFP ?? Bandeira a meio mastro na Casa Branca em homenagem a McCain
Mandel Ngan/AFP Bandeira a meio mastro na Casa Branca em homenagem a McCain

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil