Folha de S.Paulo

Pesquisado­ra e museóloga, defendia cultura ítalo-gaúcha

- Thaiza Pauluze coluna.obituario@grupofolha.com.br

Já foi chique pelas bandas sulistas se dizer italiano, não brasileiro. Tânia Tonet sempre bateu o pé: “somos ítalo-gaúchos”, dizia a pesquisado­ra e museóloga que defendia a identidade formada a partir da aculturaçã­o dos dois países, da mistura.

Neta de imigrantes, nascida única mulher dos quatro irmãos, em Bento Gonçalves (RS), aos 17 anos dava aulas de história e religião. Logo se formaria em filosofia, anotando no currículo pós-graduações em folclore e história da América Latina. Aos 22, já casada, mudaria para cidade do marido, Caxias do Sul (RS).

Tânia não ficava à toa, era viciada em trabalho. Também tinha capacidade extraordin­ária de leitura, em duas horas lia um livro inteiro. Daí, não demoraria a assumir a direção do Museu e Arquivo Histórico Municipal caxiense, organizar as tradiciona­is Festas da Uva e ser orientador­a histórico-antropológ­ica do longa “O Quatrilho”, de Fábio Barreto.

Foi também a primeira mulher a receber a Comenda Negrinho do Pastoreio, primeira vice-presidente do Movimento Tradiciona­lista Gaúcho e recebeu o título de cidadã caxiense da Câmara Municipal.

Arrumava tempo ainda para as flores e os sete cachorros na chácara em que vivia, e para fazer suas famosas caçapas —doce típico italiano. Com a família, fundou uma empresa especializ­ada em memória: de empresas, rádios, clubes de futebol, igrejas. Era a ela que se dedicava nos últimos tempos.

Também se esforçava na dieta. Queria voltar a andar de bicicleta e vestir calças jeans. Sonhava conhecer a Itália e ter netos. Mas uma embolia pulmonar a impediu, no dia 23 de julho, aos 69 anos. Deixa

um irmão, o marido e o filho.

TEREZINHA APARECIDA BERTOLINI DA SILVA Aos 88, viúva de Lourenço Torres da Silva. Cemitério de Serra Negra, av.

Cel. Estevão Franco de Godoy, Estância Suíça, Serra Negra, SP

ZILDA DA COSTA SILVEIRA Aos 95, viúva de Paulo Guaracy Silveira. Cemitério São Paulo, rua Cardeal Arcoverde, 1250, Pinheiros

7º DIA

LOURDES KHFOURI SAAD Nesta quarta (29/8) às 20h, Paróquia de Assunção de Nossa Senhora, Alameda Lorena, 665, Jardim Paulista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil