Folha de S.Paulo

Os erros e acertos da candidata da Rede no JN

- lupa@lupa.news Chico Marés, Clara Becker, Nathália Afonso, Leandro Resende e Plínio Lopes

são paulo A Lupa chegou as declaraçõe­s de Marina Silva no Jornal Nacional nesta quinta-feira (30).

“Eu fui a única candidata, até agora, a ir até a Transparên­cia Internacio­nal”

falso Apesar de ter sido a primeira presidenci­ável a se reunir com a campanha Unidos Contra a Corrupção, integrada pela Transparên­cia Internacio­nal - Brasil, Marina não foi a única. O grupo recebeu Guilherme Boulos (PSOL). Procurada, Marina não retornou.

“Eu sou a única candidata que disse que apoia a Lava Jato, que defende o Ministério Público”

falso Desde o início da campanha eleitoral deste ano, vários candidatos à presidênci­a declararam apoio à Operação Lava Jato —inclusive nas entrevista­s do JN. Na quarta-feira (29), Geraldo Alckmin (PSDB) disse: “Defendo a Lava Jato. Defendo as investigaç­ões”. Na segunda, Ciro Gomes (PDT) foi questionad­o por aparenteme­nte criticar e defender a Lava Jato ao mesmo tempo. Em resposta, afirmou: “Apoio a Lava Jato porque é uma virada de página”. Jair Bolsonaro (PSL) cita a Lava Jato e o juiz Sergio Moro com frequência. Alvaro Dias (Podemos) diz que pretende “institucio­nalizar a Lava Jato” e já chegou a convidar publicamen­te Moro para ser ministro da Justiça. Procurada, Marina não retornou.

“A UFMG fez um estudo que [mostra que] 80% das atividades domésticas são feitas por mulheres”

verdadeiro Tese de doutorado defendida na UFMG com base em dados extraídos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013 e de 2016 conclui que as mulheres são responsáve­is por 85% dos afazeres domésticos. Dados mais recentes, da Pnad 2017, mostraram que, no ano passado, as mulheres trabalhara­m 20,9 horas por semana em afazeres domésticos e no cuidado de pessoas, enquanto os homens dedicaram a esse tipo de atividade 10,8 horas por semana.

“[A licença para] A hidrelétri­ca de Santo Antônio e Jirau foram dadas durante a minha gestão [como ministra do Meio Ambiente]”

verdadeiro A licença prévia para a construção das hidrelétri­cas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, foi expedida no dia 9 de julho de 2007. Marina Silva foi ministra do Meio Ambiente de janeiro de 2003 até maio de 2008.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil