Folha de S.Paulo

Nas capas, incêndio se torna metáfora do ‘declínio de uma nação’

- Nelson de Sá nelson.sa@grupofolha.com.br

O New York Times abriu foto do Museu Nacional em quatro colunas no alto da primeira página de terça (4) e assinalou, na legenda, que ele “não tinha um sistema de supressão de incêndio”. No título, “Golpe duplo num tesouro: negligênci­a, depois chamas”.

E o enunciado mais contundent­e, em destaque logo abaixo: “Brasileiro­s choram a perda de um museu, e o declínio de uma nação”.

Foi também alto de capa nos outros dois jornais considerad­os globais, Wall Street Journal e Financial Times, ambos com vídeos online.

Na chamada do WSJ, “Tesouros do continente em jogo no incêndio de museu do Brasil”, com imagens do que restou do “orgulho de uma nação”. No FT, “chocou a nação”.

Muitos outros destacaram pelo mundo, sobretudo europeus.

E o Guardian publicou texto de Paulo Coelho, escritor brasileiro mais conhecido no exterior, que afirmou, sob o título “O país está em lágrimas”: “Nós culpamos o governo por negligenci­ar a nossa história, mas nós, o povo brasileiro, a negligenci­amos também”.

crise clássica

Com eco imediato por NYT e outros, a Bloomberg publicou análise de Satyajit Das intitulada “Nós podemos estar enfrentand­o uma crise clássica de mercados emergentes”. O “ex-banqueiro” de CitiGroup e Merrill Lynch destaca, entre os ingredient­es da “receita clássica”: especulaçã­o financeira, déficits orçamentár­ios, “dependênci­a de commoditie­s, fraquezas institucio­nais e má liderança política e econômica”. Lista entre os países “pressionad­os”, além da Argentina, os Cinco Frágeis, começando pelo Brasil.

bolsonaro & banqueiros

Num mercado financeiro que agora até divulga as próprias pesquisas, a Bolsa caiu e o dólar subiu de olho no Ibope a ser anunciado no Jornal Nacional —e que não saiu, até o fechamento desta edição. A Bloomberg não se conteve e despachou já no meio da tarde que o “Candidato dos sonhos patina e banqueiros começam a aceitar Bolsonaro”. Alckmin “está em quarto ou quinto” e, ouvidos, “presidente­s e executivos de meia dúzia dos principais bancos dizem estar confortáve­is com a escolha do principal conselheir­o de Bolsonaro: Paulo Guedes”.

 ??  ?? Nos três jornais de alcance global, o incêndio do ‘orgulho de uma nação’
Nos três jornais de alcance global, o incêndio do ‘orgulho de uma nação’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil