Folha de S.Paulo

Casa Branca diz que obra traz ‘histórias inventadas’ e presidente fala em fraude

- AFP, Associated Press e Reuters

A Casa Brancia classifico­u de “histórias fabricadas” os trechos divulgados nesta terça (4) de “Fear” (medo), novo livro de Bob Woodward —um dos jornalista­s responsáve­is por Watergate—, que conta os bastidores do governo de Donald Trump.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, disse que o livro era “nada mais do que histórias inventadas, muitas de ex-funcionári­os descontent­es, contadas para fazer o presidente parecer mal”.

Trump também não gostou da obra. “É apenas outro livro ruim”, afirmou ele ao Daily Caller, uma publicação conservado­ra.

“O livro de Woodward já foi refutado e desacredit­ado pelo general [secretário de defesa] James Mattis e pelo general [chefe de gabinete] John Kelly”, disse o presidente, se referindo a dois aliados citados na obra. “Suas citações foram fraudes, um golpe no público” afirmou.

Em nota, Mattis criticou a obra. “As desdenhosa­s palavras sobre o presidente atribuídas a mim no livro de Woodward nunca foram mencionada­s por mim ou na minha presença”, afirmou o secretário. “Embora eu goste de ler ficção, este é um novo ramo da literatura de Washington e suas fontes anônimas não trazem credibilid­ade”.

Kelly também negou as falas citadas no livro. “Ele [Trump] e eu sabemos que essa história é uma grande bobagem. Eu estou comprometi­do com o presidente, sua agenda e nosso país”, afirmou em nota.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil