Folha de S.Paulo

Pior tufão em 25 anos mata nove e cancela mil voos no Japão

- Jiji Press/AFP

Um forte tufão, considerad­o o mais violento a atingir o Japão em 25 anos, atingiu nesta terça-feira (4) o centro-oeste do país, paralisand­o o transporte e obrigando milhares de pessoas a deixarem suas casas.

Ao menos nove pessoas morreram, informou a TV estatal NHK, e cerca de 340 ficaram feridas, segundo a agência de notícias AFP.

O tufão Jebi, o 20º da temporada na Ásia, atingiu Tokushima (sudoeste), na ilha de Shikoku, e seguiu em direção ao centro do arquipélag­o, mas perdeu força e foi rebaixado para tempestade tropical.

Um homem na faixa dos 70 anos morreu após aparenteme­nte ter sido levado pelo vento de seu apartament­o em Osaka, enquanto um homem de 71 anos morreu após ser soterrado em um edifício que desabou.

Com ventos entre 160 e 190 km/h na parte central, Jebi é o tufão “mais forte desde 1993”, disse Ryuta Kurora, responsáve­l da agência nacional meteorológ­ica.

Em algumas áreas, o nível das marés é o mais alto desde um tufão em 1961, segundo a NHK, com águas cobrindo as pistas e a área de carga do aeroporto internacio­nal Kansai, em Osaka, forçando seu fechamento.

As autoridade­s emitiram alertas para a retirada de mais de 1 milhão de pessoas de suas casas. Quase mil voos foram cancelados devido aos ventos fortes e chuvas pesadas.

O trem-bala entre Tóquio e Hiroshima foi suspenso e parte de uma estação desabou em Kyoto. Além disso, lojas da região de Osaka decidiram fecharam as portas e escolas cancelaram as aulas.

Várias empresas, incluindo Toyota, Honda e Panasonic, suspendera­m a produção, enquanto outras pediram aos funcionári­os que ficassem em casa e mais de 1,4 milhão de residência­s e edifícios ficaram sem energia elétrica, de acordo com a imprensa local.

Um tufão é um ciclone tropical em que os ventos atingem altas velocidade­s —ao menos 119 quilômetro­s por hora. O fenômeno recebe esse nome quando ocorre na região do Pacífico Noroeste. Quando atinge o Atlântico Norte e no centro ou leste do Pacífico Norte, é chamado de furacão.

Segundo a gerente administra­tiva de Redação da Folha Juliana Laurino, que está em Tóquio a trabalho, apesar do vento e da chuva forte, a rotina da cidade não mudou na terça. “As ruas continuara­m lotadas, nada caiu, nada voou”, conta.

 ??  ?? Região atingida durante a passagem do tufão Jebi na cidade de Osaka; com ventos de até 190 km/h, ele deixou 1,4 milhão de casas sem energia e fez lojas e escolas fecharem
Região atingida durante a passagem do tufão Jebi na cidade de Osaka; com ventos de até 190 km/h, ele deixou 1,4 milhão de casas sem energia e fez lojas e escolas fecharem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil