Folha de S.Paulo

Salários de admissão de profission­ais de 30 a 49 anos são os únicos que crescem

- | Maria Cristina Frias cristina.frias1@grupofolha.com.br

O salário de admissão da maior parte dos profission­ais com carteira assinada caiu no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2017. Os dados são do Ministério do Trabalho.

As remuneraçõ­es profission­ais de duas faixas etárias, de 30 a 39 anos e de 40 a 49, tiveram cresciment­o acima da taxadoIPCA(ÍndicedePr­eçosao Consumidor Amplo). Todas as demais apresentar­am quedas.

É natural que os trabalhado­res dessas idades ganhem os melhores salários de contrataçã­o, segundo Clemente Ganz Lucio, diretor do Dieese (departamen­to de estudos intersindi­cais).

“Nessa faixa, eles têm maior produtivid­ade, pois são experiente­s e têm vigor. A tendência é que sejam os primeiros a ganhar aumento real. Exceto quando se trata de trabalhado intelectua­l, que é minoria.”

O motivo de a maioria dos salários de admissão ter caído neste ano é a persistênc­ia do desemprego em um patamar elevado, segundo Bruno Ottoni, pesquisado­r do Ibre/ professor da USP.

FGV e do Idados. Foram criadas 440 mil vagas

“É uma questão de oferta e entre janeiro e julho. No demanda. Há muita gente em mês de dezembro, no entanto, busca de uma vaga e isso pressiona o país costuma fechar cerca os salários para baixo.” de 500 mil vagas, e o saldo

O fato de alguns dos piores positivo poderá ser perdido. resultados terem ocorrido entre “A adição de emprego que os mais velhos sinaliza que acontecer entre agosto e novembro profission­aisdessasi­dadesbusca­mempregoma­isativamen­te. representa­rá todo o resultado do ano. Como o

Os números não devem melhorar, mercado formal crescerá pouco segundo Hélio Zylberstaj­n, o salário não deverá subir.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil