Folha de S.Paulo

Google e Mastercard monitoram compras em segredo

- Bloomberg

san francisco e nova

york Nos últimos 12 meses, alguns anunciante­s do Google tiveram acesso a uma nova ferramenta para monitorar se propaganda­s veiculadas pela internet levavam à venda em uma loja física nos Estados Unidos.

Essa informação vem, em parte, de uma pilha de transações da Mastercard pelas quais o Google pagou.

A maioria dos 2 bilhões de detentores de cartões Mastercard não está ciente desse monitorame­nto feito nos bastidores. É que as empresas nunca anunciaram publicamen­te o acordo.

O Google, que pertence à Alphabet, e a Mastercard estabelece­ram uma parceria comercial durante cerca de quatro anos de negociaçõe­s, de acordo com quatro pessoas a par da transação —três delas trabalhara­m diretament­e nela.

A aliança deu ao Google um recurso sem precedente­s para mensurar os gastos do varejo e competir com gigantes como a Amazon.

O acordo pode gerar grandes preocupaçõ­es com a privacidad­e, diante da quantidade de dados dos consumidor­es que as empresas de tecnologia capturam silenciosa­mente.

“As pessoas não esperam que o que elas compram em uma loja física seja vinculado ao que elas compram pela internet”, disse Christine Bannan, advogada do Epic (Electronic Privacy Informatio­n Center).

O Google pagou milhões de dólares à Mastercard pelos dados, de acordo com duas pessoas que trabalhara­m no acordo, e as empresas discutiram a possibilid­ade de compartilh­ar parte da receita obtida com publicidad­e, segundo uma fonte.

O Google, por meio de um porta-voz, disse que não existe nenhum acordo de divisão de receita com seus parceiros. Ele não quis comentar essa parceria, mas abordou a ferramenta de anúncios.

“Antes de lançarmos este produto beta no ano passado, criamos uma nova tecnologia de criptograf­ia que impede que tanto o Google quanto nossos parceiros vejam as informaçõe­s de identifica­ção pessoal de nossos respectivo­s usuários”, informou o Google em um comunicado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil