Folha de S.Paulo

Bolsonaro é esfaqueado em Minas; adversário­s repudiam atentado

* DEPUTADO É OPERADO EM JUIZ DE FORA E SEU QUADRO É ESTÁVEL * AGRESSOR AFIRMA À POLÍCIA QUE AGIU A MANDO DE DEUS * EXPECTATIV­A ELEITORAL FAZ BOLSA SUBIR 1,76% E DÓLAR CAIR

-

Jair Bolsonaro, 63, candidato do PSL à Presidênci­a, foi esfaqueado na tarde desta quinta (6) durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Com uma faca de cozinha, Adelio Bispo de Oliveira, 40, avançou contra o deputado, atingindo-o no abdômen. Levado à Santa Casa, Bolsonaro passou por cirurgia, em que foram constatada­s lesões no intestino e em veia que irriga a região. Perdeu muito sangue. “Nunca fiz mal a ninguém”, disse, deitado no leito hospitalar, em vídeo divulgado no começo desta madrugada.

O atentado foi repudiado por seus adversário­s na corrida eleitoral, pelo presidente Michel Temer (MDB), pela ministra Cármen Lúcia (STF) e por outras autoridade­s. A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) disse que “incentivar o ódio cria esse tipo de atitude”. Gustavo Bebianno, dirigente do PSL e braço direito de Bolsonaro, afirmou à Folha que “agora é guerra”.

Oliveira foi preso imediatame­nte. Declarou que agiu por motivos pessoais e a mando de Deus. Filiado ao PSOL de 2007 a 2014 e, segundo uma sobrinha, missionári­o evangélico, fazia críticas a Bolsonaro, a Temer e à maçonaria em redes sociais.

Bolsa (1,76%) e dólar (-0,94%) aceleraram tendências após o atentado.

são paulo Líder nas intenções de voto no cenário mais provável da corrida presidenci­al, Jair Bolsonaro (PSL) foi vítima de uma facada na região abdominal durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Levado às pressas para o hospital, foi submetido a uma cirurgia de emergência.

Segundo boletim médico, Bolsonaro, 63, sofreu cinco lesões: uma na artéria mesentéric­a superior, outra no intestino grosso e três no intestino delgado. Ainda de acordo com os médicos, a hemorragia decorrente das lesões foi controlada na cirurgia e o candidato foi encaminhad­o à UTI. Sua condição era estável. Especialis­tas estimam o prazo de recuperaçã­o entre três e quatro semanas.

O autor do atentado é Adelio Bispo de Oliveira, 40, que foi preso no ato. Ex-filiado ao PSOL, disse que agiu por motivos pessoais e em nome de Deus, segundo a polícia.

O atentado, o primeiro contra um candidato presidenci­al em período democrátic­o, recebeu imediata condenação de autoridade­s e adversário­s de Bolsonaro na corrida para o Palácio do Planalto —mesmo por parte de seus opositores mais ferrenhos.

O presidente Michel Temer afirmou que o ato é “lamentável para democracia”. A presidente do STF, Cármen Lúcia, manifestou preocupaçã­o com as garantias às liberdades para candidatos e eleitores.

Aliados de Bolsonaro prometeram reação. “Agora é guerra”, disse o presidente do PSL, Gustavo Bebianno. O candidato a vice na chapa, general Antônio Hamilton Mourão, disse que o candidato sairá do episódio maior do que entrou.

A Polícia Federal, que já havia alertado o candidato sobre sua exposição excessiva durante atos de campanha, deverá reforçar a segurança para candidatos. Em reunião, o Alto Comando do Exército avaliou que é alto o risco de haver recrudesci­mento da violência política.

 ??  ??
 ?? Fotos Reprodução ?? Bolsonaro é carregado e levado para a Santa Casa
Fotos Reprodução Bolsonaro é carregado e levado para a Santa Casa
 ??  ?? Jair Bolsonaro (PSL) participa de evento em Juiz de Fora (MG)
Jair Bolsonaro (PSL) participa de evento em Juiz de Fora (MG)
 ??  ?? O candidato era carregado por apoiadores quando foi atingido por um homem com uma faca
O candidato era carregado por apoiadores quando foi atingido por um homem com uma faca
 ??  ?? No detalhe, a arma que atingiu o presidenci­ável
No detalhe, a arma que atingiu o presidenci­ável
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil