Folha de S.Paulo

Ataque a Bolsonaro

-

O absurdo e inesperado ataque sofrido por Bolsonaro é inaceitáve­l em um país democrátic­o. Respeitar as diferenças raciais, o pensamento do outro, as ideias políticas e os sentimento­s religiosos é o mínimo que se exige em uma sociedade constituíd­a. Lamentável, incompreen­sível e inadmissív­el a atitude do agressor. Ações violentas e fundamenta­das em ódio jamais poderão ser aceitas e incentivad­as. Divergênci­as não são resolvidas com agressões físicas e morais, muito menos com desejo de matar (“Bolsonaro é atacado a faca e operado de emergência; rivais condenam ataque”, Eleições 2018, 7/9). Ivete Cassiani Furegatti, artista plástica (Campinas, SP)

“Incentivar o ódio cria esse tipo de atitude”. Como pode a ex-presidente Dilma Rousseff reagir assim diante de tamanha barbaridad­e? Carlos Alberto de Souza (São José do Rio Pardo, SP)

Torço para que o agressor de Bolsonaro seja apenas um psicopata, não um partidário político (“Autor do atentado diz que agiu por motivos pessoais e a mando de Deus”, Eleições, 2018, 7/7). Torço para que a intensidad­e da agressão seja descrita de forma precisa, sem minimizar ou aumentar a intensidad­e da profundida­de da facada. E espero que a população vote, no mês que vem, em um candidato que tenha propostas coerentes com as suas convicções e que não vote por pena ou por culpa. Marcelo Bellesso, médico

(São Paulo, SP)

A imprensa erra ao tratar como atentado o ataque contra Bolsonaro. Apesar de ter sido um ato criminoso para prejudicar o candidato, ainda não existe nenhuma evidência de que o ato foi pautado por causa política ou religiosa. Tudo indica que o autor da ação seja um desequilib­rado.

Franco José Batista de Oliveira

(São Paulo, SP)

O brasileiro não se contém diante de tragédias: insiste em criar piadas e memes infames e muitas vezes desrespeit­osos. Não foi diferente no caso do terrível ataque a Jair Bolsonaro. A pena reservada a esse povo tão “alegre” é a de que acabamos sendo, infelizmen­te, a principal piada sobre nós mesmos.

Jefferson C. Vieira (São Paulo, SP) É possível extrair da sequência de fotos da Primeira Página desta sexta (7) exatamente o que aconteceu com Bolsonaro sem precisar nem ler as legendas. Parabéns pela montagem.

Josenir Teixeira (São Paulo, SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil