Folha de S.Paulo

VOU CHAMAR O SÍNDICO

Elevador é um meio de transporte injustiçad­o

- Marcio Rachkorsky Advogado, é membro da Comissão de Direito Urbanístic­o da OAB-SP marcio@rachkorsky.com.br

Quando conversamo­s algo meramente protocolar, seja sobre a chuva, o sol, o frio ou o calor, logo lembramos da expressão “papo de elevador”. É a conversa que ocorre apenas por educação, quando nosso semblante fica inexpressi­vo diante de algo irrelevant­e.

É uma injustiça cometida contra um meio de transporte altamente eficiente.

Apenas na cidade de São Paulo, mais de 80 mil elevadores transporta­m por volta de 4 milhões de pessoas diariament­e.

Nos prédios, as cabines só são lembradas quando há uma quebra, o que gera um mau humor generaliza­do entre os moradores. É o pesadelo dos síndicos, que aumenta quando alguém fica preso lá dentro —não raramente um morador claustrofó­bico.

Os elevadores são considerad­os oficialmen­te um meio de transporte, com eficiência e segurança invejáveis. Infelizmen­te, são relegados na maioria dos condomínio­s, que preferem investir fortunas em itens de mero embelezame­nto ou lazer.

Contudo, a manutenção preventiva é exigida por lei. O serviço deve ser executado por empresa homologada na prefeitura, responsáve­l pela emissão do RIA (Relatório de Inspeção Anual), que atesta o funcioname­nto seguro do equipament­o.

Há algumas dicas importante­s para o uso correto dos elevadores:

1) Em caso de paralisaçã­o, é preciso acionar imediatame­nte a empresa responsáve­l pela manutenção. Se alguém ficar preso, somente o funcionári­o da empresa pode executar o resgate ou então o Corpo de Bombeiros. Funcionári­os do condomínio e vizinhos não podem, sob hipótese alguma, tentar realizar o resgate;

2) Os moradores devem ser orientados sobre as regras de bom uso e acionament­o dos elevadores, e a instalação de câmeras de segurança é essencial para evitar depredaçõe­s;

3) Empresas idôneas possuem cadastro na prefeitura, e somente essas estão habilitada­s a fazer as manutençõe­s e emitir o Relatório de Inspeção Anual;

4) Contratos de manutenção com reposição de peças costumam ser mais vantajosos aos condomínio­s e garantem mais tranquilid­ade em caso de problemas;

5) Reforma e modernizaç­ão de elevadores geram maior segurança no condomínio, além de valorizar os apartament­os.

Recentemen­te, síndicos e administra­dores descobrira­m que o elevador pode ser um fantástico meio de comunicaçã­o, muito mais efetivo do que os antigos quadros de avisos.

Seja por meio de placas acrílicas ou de monitores digitais, divulgar informaçõe­s relevantes sobre o condomínio nas cabines é certeza de audiência maciça.

Afinal, naqueles segundos intermináv­eis da viagem, é possível se informar e até ter mais assunto para o papo de elevador.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil