Folha de S.Paulo

Bandejas de segurança de aeroportos têm mais germes do que banheiros

Cientistas identifica­ram traços do vírus da gripe A no aeroporto de Helsinque, na Finlândia

- Palko Karasz Erik S. Lesser/Associated Press Joe Raedle/Getty Images/AFP The New York Times; tradução de Paulo Migliacci

A segurança aeroportuá­ria existe para proteger os passageiro­s, mas também pode lhes causar espirros —ou pior.

A todos os lugares e superfície­s sobre os quais você foi alertado quanto à grande quantidade de germes e bactérias —assentos do metrô, cabines de aviões, caixas eletrônico­s e até animais de estimação—, adicione a bandeja da segurança aeroportuá­ria.

As bandejas plásticas —usadas em aeroportos de todo o mundo e tocadas por milhões de passageiro­s que nelas depositam seus sapatos, laptops, bagagens e outros itens para que sejam submetidos a inspeção por raio-X— têm uma série de germes, entre os quais os responsáve­is pelo resfriado, de acordo com pesquisado­res europeus.

Cientistas da Universida­de de Nottingham, na Inglaterra, e do Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar da Finlândia examinaram superfície­s tocadas com frequência, no aeroporto internacio­nal de Helsinque, Finlândia, depois de horários de pico de uso, no inverno de 2016, e identifica­ram traços do rinovírus, o causador do resfriado comum, e do vírus de gripe A.

Os testes identifica­ram a presença desses germes em mais da metade das bandejas para bagagens, o que representa presença mais forte do que em quaisquer outras superfície­s testadas. Nenhum desses vírus foi encontrado na superfície dos vasos sanitários do aeroporto, segundo os pesquisado­res.

As constataçõ­es, publicadas pela revista acadêmica BMC Infectious Diseases, podem ajudar a melhorar as estratégia­s de saúde pública na luta contra a difusão de doenças infecciosa­s em todo o mundo.

O estudo também pode ajudar a educar pessoas sobre como as infecções que tentamos evitar a cada inverno se espalham, afirmou Jonathan Van Tam, professor de proteção à saúde na Universida­de de Nottingham, em comunicado.

Muitas das superfície­s que tocamos a cada dia retêm e podem espalhar germes. Elas incluem celulares, esponjas de cozinha e até mesmo patinhos de borracha usados como brinquedos na banheira. Mas as viagens aéreas são causa conhecida de aceleração na difusão de doenças como a gripe, que se difunde naturalmen­te, e podem também ajudar na difusão intenciona­l de outros germes.

A União Europeia bancou um projeto de pesquisa chamado Pandhub com o objetivo de prevenir a difusão de patógenos de alta ameaça em meios de transporte públicos. O estudo conduzido pela Universida­de de Nottingham e pelo instituto finlandês é parte do projeto.

“A presença de micróbios no ambiente de um aeroporto não foi investigad­a anteriorme­nte”, diz Niina Ikonen, especialis­ta em virologia do instituto finlandês e participan­te do estudo. Ela acrescento­u que os resultados ofereciam ideias novas para melhoras técnicas no projeto e reforma de aeroportos.

A Finavia, companhia que opera o aeroporto de Helsinque, afirmou em nota que “nos aeroportos da Finavia, os protocolos de higiene respeitam os requisitos das autoridade­s de saúde —todas as superfície­s são limpas diariament­e, e todas as bandejas dos postos de segurança, etc., são lavadas regularmen­te”.

Os resultados do estudo não provam que os vírus encontrado­s são capazes de causar doenças, afirmam os pesquisado­res em seu relatório. Mas pesquisas anteriores haviam provado que os micróbios podem sobreviver por vários dias, em diversas superfície­s.

Lavar as mãos corretamen­te e tossir em um lenço, lenço de papel ou na manga de uma peça de roupa, especialme­nte em lugares públicos, pode ajudar a minimizar o risco de contágio, disse o professor Van Tam.

“Essas precauções simples podem ajudar a prevenir pandemias e são as mais importante­s em áreas de alto movimento como os aeroportos, que registram presença forte de pessoas viajando de e para muitas partes diferentes do planeta”, ele acrescento­u.

 ??  ?? Bandejas para inspeção de raio-X no aeroporto de Miami; estudo mostrou presença de vírus da gripe
Bandejas para inspeção de raio-X no aeroporto de Miami; estudo mostrou presença de vírus da gripe
 ??  ?? A pesquisa pode ajudar a entender a difusão de doenças pelo mundo
A pesquisa pode ajudar a entender a difusão de doenças pelo mundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil