Folha de S.Paulo

Kate Chopin escreve sobre liberdade feminina em coleção bilíngue

- Cristiane Martins

A busca pela liberdade pessoal e pela continuida­de da vida ante as mais graves adversidad­es permeia as histórias de três mulheres no 24º volume da Coleção Folha Inglês com Clássicos da Literatura, que chega às bancas no domingo (16/9).

A edição apresenta “A História de Uma Hora” e outros dois contos da escritora americana Kate Chopin, que morreu em 1904 aos 54 anos.

Ela vivenciou o trauma da guerra civil de seu país e, contrária à escravidão, compreende­u desde cedo a importânci­a da liberdade dos escravos e das mulheres —estas, de amarras conservado­ras.

A obra-prima da autora, o romance “O Despertar”, de 1899, descreve o drama da emancipaçã­o de uma mulher e chegou a ser banida de biblioteca­s. A maior parte de suas narrativas têm protagonis­tas femininos que batiam de frente com imposições sociais.

“A História de Uma Hora”, de 1894, descreve as emoções conflitant­es que Louise Mallard, uma jovem mulher com problemas cardíacos, enfrenta após a morte de seu marido em um desastre ferroviári­o. A alegria pela liberdade surge entre as lágrimas de luto.

A tema da discrimina­ção racial aparece com força em “O Bebê de Désirée”, de 1893. Na história, o herdeiro Armand Aubigny rejeita sua esposa Desirée e filho do casal por medo de que ela, e por extensão o bebê, tenha raízes negras.

No terceiro conto, a personagem Ma’ame Pélagie —mulher de 50 anos que dá nome a essa história de 1893— vive agarrada ao passado na companhia de sua irmã mais nova, Pauline. O único objetivo delas é reconstrui­r a grande mansão paterna destruída pela guerra. Mas a chegada de La Petite, uma sobrinha que trará consigo tudo o que representa “mundo exterior”, abalará o equilíbrio entre elas.

Os contos de Katie Chopin são apresentad­os na Coleção Folha em versão bilíngue, permitindo a comparação do estudante de língua inglesa rapidament­e entre o original e a tradução. O volume também dá acesso digital a versões da trama em PDF e em áudio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil