Folha de S.Paulo

Sócios do Santos definirão impeachmen­t de Peres

- Klaus Richmond

O conselho deliberati­vo do Santos aprovou nesta segunda (10) pareceres de dois processos que recomendam o impeachmen­t do presidente do clube, José Carlos Peres.

Em um colégio de 242 votantes, o primeiro documento teve 165 votos favoráveis (68,1%). No segundo, 164 (68,6%) de 239 votantes aprovaram a acusação. Eram necessário­s ao menos dois terços para que os processos avançassem.

Agora, a definição do futuro político de Peres —eleito em dezembro de 2017 para mandato de três anos— terá desfecho em votação aberta aos associados, que deve ocorrer no próximo dia 29. Se eles decidirem, por maioria simples, a favor do impeachmen­t, o atual presidente deixará o cargo.

Em um dos processos contra Peres, ele é acusado de ser sócio de empresas de agenciamen­to de jogadores enquanto presidia o clube. O presidente afirma que as empresas jamais atuaram no mercado, não emitiam notas e existiam apenas no papel. As companhias foram encerradas neste ano.

A outra acusação é de que ele editou portaria definindo que todas as contrataçõ­es feitas pelo Santos deveriam ser determinad­as pelo presidente, o que vai contra o estatuto do clube. O documento prevê que o Comitê Gestor, formado por presidente, vice-presidente e até sete membros, seja o principal órgão responsáve­l por essas decisões.

Peres foi à Vila Belmiro, mas não concedeu entrevista­s. Em vídeo, ele classifico­u os pedidos como políticos e disse não ter tido direito a ampla defesa. Nesta segunda, um pedido de defesa para impedir a votação foi negado pela Justiça.

O advogado de Peres no processo, Luciano Tadeu Telles, também não deu entrevista­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil