Folha de S.Paulo

Milhares de crianças foram abusadas por padres na Alemanha

-

Padres da Igreja Católica abusaram sexualment­e de milhares de crianças durante um período de 70 anos, afirmou a revista Der Spiegel nesta quarta-feira (12), citando estudo ordenado pela conferênci­a episcopal alemã.

O estudo, conduzido por três universida­des alemãs, concluiu que 1.670 religiosos e padres abusaram de 3.677 menores de 13 anos, a maioria do sexo masculino, entre os anos 1946 e 2014.

O bispo de Trier, Stephan Ackerman, disse em nome da Conferênci­a Episcopal alemã que a igreja está ciente da extensão dos abusos apontados pelo estudo. “É deprimente e uma vergonha”, afirmou.

Mais de 38 mil arquivos de 27 dioceses ao redor da Alemanha foram examinados como parte da investigaç­ão. 1 em cada 6 casos envolveu alguma forma de estupro e três quartos das vítimas sofreram abusos dentro de uma igreja ou no âmbito de uma relação pastoral com o acusado.

Em muitos casos, as evidências foram destruídas ou manipulada­s, a gravidade dos casos foi minimizada e os religiosos acusados foram transferid­os de paróquia sem que a nova localidade fosse alertada.

O estudo aponta ainda que 4% dos acusados ainda trabalham e que apenas um terço deles sofreram algum tipo de sanção por parte da igreja.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil