Folha de S.Paulo

Autodidata, incentivav­a a busca pelo conhecimen­to

JOSÉ ALESSANDRO DE SOUZA (1975-2018)

- Ricardo Hiar coluna.obituario@grupofolha.com.br

Na época do ensino regular e técnico era comum ver amigos procurando José Alessandro para pedir ajuda quando surgiam dúvidas em matemática, física ou programaçã­o. Ele era uma referência para muitos colegas e os auxiliava com prazer.

O desejo em colaborar com o próximo foi uma caracterís­tica que cultivou. Não só incentivav­a todos a estudar e terem cresciment­o profission­al, como contribuiu para que amigos e familiares conquistas­sem o primeiro emprego.

Autodidata, não se cansava em buscar conhecimen­to, em especial da área de exatas. Curioso nato, na adolescênc­ia se dedicou a aprender informátic­a —numa época em que o setor não tinha muita abrangênci­a no país. Para o desafio, teve a ajuda do pai, que o presenteou com um dos primeiros modelos de computador­es lançados no país.

Em pouco tempo José Alessandro passou a dominar a programaçã­o e projetou sua carreira na área. Especializ­ado em automação industrial, há 15 anos administra­va sua própria empresa no setor.

Fascinado por astronomia, passava horas estudando sobre planetas e óvnis.

Nem por isso deixou de dedicar tempo à família e aos amigos. Era um pai brincalhão e amoroso para o pequeno José, 5, e um companheir­o presente para Cristine, sua namorada desde os 17 anos.

Vivendo em Jacareí, no interior paulista, juntos eles estudaram, trabalhara­m, viajaram por várias cidades e países. Foram 26 anos de relacionam­ento. Em 2010, realizaram um sonho antigo ao celebrarem a união numa cerimônia religiosa em Fernando de Noronha (PE).

A intensa parceria foi interrompi­da no dia 6 setembro. Por complicaçõ­es de uma hemorragia cerebral, José Alessandro morreu aos 43 anos. Deixa a mulher e o filho.

CLEMENTE SAYEG Aos 85, solteiro. Cemitério Israelita do Butantã, av. engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia, 5.530, Butantã.

MARIA IDES BENET Aos 90, viúva. Cemitério Israelita do Butantã, av. engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia, 5.530, Butantã.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil