Folha de S.Paulo

Candidato tenta pegar votos do PT no Nordeste por vitória no primeiro turno

Região é a única do país em que Bolsonaro não é líder em intenções de voto, aponta Datafolha

- Guilherme Seto

são paulo Nos celulares dos aliados de Jair Bolsonaro (PSL) pululam vídeos de manifestaç­ões de apoio ao presidenci­ável em cidades do Nordeste: adesivaços, panfletage­m, carreatas. Essa região do Brasil virou o novo objeto de desejo da campanha do capitão reformado do Exército, que acredita que uma possível vitória no primeiro turno passa por roubar votos dos adversário­s, especialme­nte do PT.

Nas próximas semanas, os filhos de Bolsonaro, os deputados Eduardo e Flávio, e outros aliados devem começar a colocar destinos nordestino­s em seus roteiros de campanha. Em reunião na terça (18), em São Paulo, encontrara­m-se com uma produtora contratada pelo PSL e gravaram vídeos destinados a eleitores de estados como a Bahia.

“A surpresa virá do Nordeste. Essa falácia [do PT] de dizer ‘o Nordeste é nosso’ porque fizeram um chiqueiro, trataram todo mundo como carneiro e porco, deram Bolsa Família e [dizem] ‘o povo é idiota’. Vocês vão ver como mudou essa nação com as redes sociais. O Brasil vai presenciar a eleição no primeiro turno com a surpresa do Nordeste”, diz o senador Magno Malta (PRES), que foi cogitado para a vaga de vice de Bolsonaro.

Luciano Bivar, fundador do PSL e apoiador da candidatur­a, mostra orgulhoso o vídeo de uma carreata próBolsona­ro da qual ele participou no sábado (15) em Garanhuns (PE), terra onde nasceu o ex-presidente Lula (PT). Sobre um caminhão de som, ele diz que o brasileiro quer se livrar “do socialismo e do comunismo”.

Julian Lemos, vice-presidente do PSL, mostra outro vídeo, gravado em João Pessoa, na Paraíba. O conteúdo é semelhante: longa fila de carros, bandeiras verde e amarelas e gritos de “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.

“Tenho escritório­s de advocacia por todo o Nordeste: Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Salvador. Em todos os lugares eu percebo um apoio muito forte nas ruas”, diz o advogado Antonio de Rueda, do núcleo forte bolsonaris­ta.

Para todos eles, a influência do PT na região faz com que eleitores de Bolsonaro tenham medo de manifestar sua opção pelo candidato publicamen­te. Haveria, assim, uma massa de votos “escondidos” para o candidato do PSL.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (20) mostra Bolsonaro com 28% das intenções de voto, seguido por Fernando Haddad (PT), com 16%, Ciro Gomes (PDT), 13%, Geraldo Alckmin (PSDB), 9%, e Marina Silva (Rede), 7%.

O Nordeste é a região em que Bolsonaro tem seu pior desempenho, atrás de Haddad (26%) e empatado com Ciro, com 17%. É a única na qual ele não lidera. No Sul, no Sudeste e no Centro Oeste, o candidato abre larga vantagem sobre os demais.

No Sul, conta com 37% das intenções contra 10% de Haddad e Álvaro Dias (Pode). No Sudeste, tem 30% ante 13% do petista. No Centro Oeste, alcança 36%, o triplo em relação ao ex-prefeito de São Paulo.

Além de investir forças no Nordeste, os bolsonaris­tas buscam apelar ao voto útil. O plano passa a ser convencer eleitores de Álvaro Dias, Henrique Meirelles (MDB), João Amôedo (Novo) ou Alckmin de que são a única alternativ­a para evitar a volta do PT.

“Os eleitores deles já perceberam a importânci­a de dar um voto no primeiro turno em Bolsonaro para evitar que a gente volte a ter qualquer risco do câncer chamado PT voltar a comandar o país. Estamos a um Amoêdo de ganhar a eleição no primeiro turno”, diz Flávio Bolsonaro, candidato ao Senado no Rio de Janeiro.

 ?? Jorge Araújo - 19.abr.18/Folhapress ?? Propaganda do presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL) em Garanhuns (PE)
Jorge Araújo - 19.abr.18/Folhapress Propaganda do presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL) em Garanhuns (PE)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil