Folha de S.Paulo

Geneticist­a que ajudou a traçar retrato do Brasil

FRANCISCO MAURO SALZANO (1928-2018)

- Reinaldo José Lopes coluna.obituario@grupofolha.com.br

Francisco Salzano costumava recordar que tinha “rodado” ao prestar vestibular para medicina. A tentativa ocorreu por desejo do pai, que tinha dirigido a Secretaria de Saúde do RS e queria que o filho seguisse esse caminho.

Ao mesmo tempo, porém, prestara vestibular para história natural —hoje biologia. Passou e fez o curso.

A decisão se revelou acertada tanto do ponto de vista pessoal quanto profission­al: acabaria se tornando um dos principais especialis­tas brasileiro­s em genética humana.

Em parte, o destaque deveuse a uma sucessão de excelentes mentores. Conviveu com pesquisado­res como o ucraniano Theodosius Dozhansky, o brasileiro Crodowaldo Pavan, e o americano James Neel. Logo passou a concentrar seu trabalho nos estudos da variabilid­ade genética da população brasileira, em especial a dos grupos indígenas.

O mapeamento genético de Salzano e seus alunos como livre-docente da UFRGS teve como grande impacto a compreensã­o da história evolutiva humana no nosso continente.

Os dados de DNA levantados ajudaram a traçar um retrato molecular da história dos brasileiro­s. Esses dados mostram que a maior parte dos brasileiro­s de hoje, inclusive os que se declaram brancos, carrega a herança genética indígena e negra em seu DNA do lado materno.

Por outro lado, quando se examina o DNA herdado pelo lado paterno, há uma predominân­cia esmagadora da contribuiç­ão europeia, que é consonante com o que se sabe sobre as vantagens que os colonizado­res tinham sobre escravos negros e indígenas na hora de conseguir parceiras.

Ao longo da carreira, o pesquisado­r foi escolhido para integrar tanto a Academia Brasileira de Ciências quanto a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Morreu na quinta (27) aos 90, após complicaçõ­es de uma cirurgia de hérnia.

LÉA MARIA DA ROCHA

Aos 93. Cemitério do Araçá, av. Dr. Arnaldo, 666, Cerqueira César.

7º DIA

OSWALDO SALVADOR PETRILLI Neste domingo (30) às 16h,

Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, r. Honório Líbero, 90, Jardim Paulistano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil