Folha de S.Paulo

É tempo muito assustador para homens, diz Trump

- Danielle Brant

Os tempos são assustador­es para homens jovens nos EUA. Com a declaração, o presidente americano, Donald Trump, voltou a defender nesta terça-feira (2) o juiz Brett Kavanaugh, indicado à Suprema Corte do país e acusado por três mulheres de assédio sexual.

Para Trump, é uma “situação assustador­a” quando você é “culpado até provar que é inocente”. “É um tempo muito assustador para homens jovens nos EUA, quando você pode ser culpado de algo de que você pode não ser culpado. É um tempo muito difícil.”

Segundo Trump, você pode ter sido “perfeito” a vida inteira e “alguém pode acusar você de algo —não necessaria­mente tem que ser uma mulher—, mas alguém pode acusar você de algo e você automatica­mente se torna culpado”.

O presidente afirmou que a máxima “inocente até provado culpado” se transformo­u em “culpado até provado inocente.” Os comentário­s foram feitos enquanto Trump deixava a Casa Branca e se assemelham a declaraçõe­s de seu filho mais velho, Donald Jr., ao tabloide britânico Daily Mail.

Questionad­o sobre se temia mais por seus filhos ou filhas em meio à reação provocada pelas acusações contra Kavanaugh, respondeu: “Agora, eu diria por meus filhos... Quando eu vejo o que está acontecend­o agora, é assustador.”

Nesta terça, Trump afirmou que muita coisa depende da investigaç­ão que o FBI (polícia federal americana) realiza sobre as alegações contra o juiz. “Muita coisa vai depender do que voltar do FBI em termos de sua investigaç­ão adicional —número sete”, disse.

Ainda assim, o presidente expressou otimismo com que a confirmaçã­o de Kavanaugh na Suprema Corte ocorra nesta semana. Segundo ele, o juiz está lutando muito por sua reputação e por sua família.

Ele também comentou a chance de o juiz ter mentido. “Eu não acho que você deveria mentir para o Congresso e há muitas pessoas no último ano que mentiram no Congresso. Isso não seria aceitável.”

A investigaç­ão sobre Kavanaugh deve ser concluída até sexta (5), mas é possível que os agentes não tenham concluído toda a apuração até lá.

Na última quinta (27), a professora de psicologia Christine Blasey Ford disse que tem 100% de certeza de que foi Kavanaugh que a atacou sexualment­e no início da década de 80. O juiz, por sua vez, negou veementeme­nte essa e qualquer outra acusação do tipo.

Horas mais tarde, em um comício, o presidente imitaria a denunciant­e, debochando de seu depoimento ao Senado: “Tomei uma cerveja. É, acha que isso foi... não, foi uma cerveja”, disse. “Como fui para casa? Não me lembro. Como eu cheguei lá? Eu não me lembro. Onde eu estava? Não me lembro? Há quanto tempo foi isso? Não me lembro.”

Depois de receber aplausos e risadas, ele continuou: “Não sei, não sei. Que bairro era esse? Eu não sei. Onde está a casa? Não sei. Subindo, descendo a escada... onde estava? Eu não sei, mas eu só tomei uma cerveja. Essa foi a única coisa da qual me lembro.”

 ?? Carlo Allegri/Reuters ?? MELANIA TRUMP COMEÇA VIAGEM PELA ÁFRICA A primeira-dama americana segura bebê em hospital em Acra, em Gana, durante visita para promover campanha de bem-estar infantil
Carlo Allegri/Reuters MELANIA TRUMP COMEÇA VIAGEM PELA ÁFRICA A primeira-dama americana segura bebê em hospital em Acra, em Gana, durante visita para promover campanha de bem-estar infantil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil