Folha de S.Paulo

Indústria cai 0,3% em agosto puxada por derivados do petróleo

-

A indústria brasileira foi pressionad­a em agosto pelos bens intermediá­rios e registrou contração inesperada no mês em meio a um ambiente de atividade econômica fraca e de incertezas eleitorais.

A produção industrial caiu 0,3% em agosto na comparação com o mês anterior, de acordo com os dados divulgados nesta terçafeira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a).

O resultado foi o segundo negativo após queda de 0,1% em julho, o que não acontecia desde o fim de 2015.

O dado também contrariou a projeção em pesquisa da Reuters com economista­s, de alta de 0,2%. Pesquisa da Bloomberg previa cresciment­o de 0,3%.

“Desde setembro a dezembro de 2015, não se viam dois meses em sequência de resultados negativos”, disse o gerente da pesquisa, André Macedo.

A leitura mensal foi pressionad­a principalm­ente pela queda de 2,1% na produção de bens intermediá­rios, interrompe­ndo dois meses consecutiv­os de alta.

Na variação, dos 26 setores analisados, 14 apresentar­am taxas negativas. O destaque foi coque, produtos derivados do petróleo e biocombust­íveis. O grupo que teve redução de 5,7% na comparação de agosto com julho.

Essa queda interrompe o comportame­nto positivo que o segmento apresentav­a desde março de 2018.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil