Folha de S.Paulo

Coleção Folha apresenta a era de ouro da cartografi­a holandesa

- Cristiane Martins

O segundo volume da Coleção Folha O Mundo pelos Mapas Antigos, que chega às bancas neste domingo (7), apresenta ao leitor a idade de ouro holandesa, quando o país revolucion­ou a cartografi­a e registrou marcos como a descoberta da América.

O poderio marítimo e comercial da Holanda dominava a região no fim do século 16, quando buscavam-se parceiros comerciais e novos destinos, e cartógrafo­s eram cobrados por mapas cada vez mais sofisticad­os .

O matemático flamengo Gerardo Mercator (1512-1594) levou em conta a curvatura da Terra e solucionou à época o problema de localizaçã­o náutica. Tal representa­ção cartográfi­ca, na prática, permitia que o navio alcançasse com mais precisão o destino almejado. Hoje em dia essa é uma das projeções mais utilizadas em todo o mundo.

O volume também apresenta ao leitor o documento tido como o primeiro mapa do mundo do polo Norte: a projeção ártica de 1606 de Gerardo Mercator.

A Coleção Folha ainda apresenta e analisa 11 mapas —um deles se vale de informaçõe­s sigilosas de navegadore­s para, por exemplo, registrar num mapa o território australian­o 30 anos antes da descoberta oficial dessas terras.

Além disso, há uma reprodução avulsa do mapa Orbis Terrae Novissima Descriptio, apresentad­o em dois hemisfério­s do cartógrafo flamengo Jodocus Hondius (15631612) e do editor francês Jean Le Clerc (1560-1621/24).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil