Folha de S.Paulo

Segundo turno

-

Cheguei a temer a eleição em primeiro turno de Jair Bolsonaro. Não é que meu voto seja de Fernando Haddad, mas considero positivo o embate no segundo turno. Agora, esperamos que o candidato do PSL compareça aos debates e esclareça melhor suas posições e programa de governo, assim como o do PT. E espero as entrevista­s dos dois candidatos nesta Folha.

Cleide Santaella Vivaz Oliveira

(São José dos Campos, SP)

Concordo com Joel Pinheiro da Fonseca na coluna “Candidatos, venham a nós” (Eleições 2018, 9/10). Não vou me deixar pressionar para escolher um dos dois candidatos, que refletem os extremos em que a sociedade brasileira acabou se dividindo. Discordo de toda a agenda econômica do PT de Haddad, assim como discordo de Bolsonaro em questões importante­s, como democracia, religião e costumes. Sou eleitora sem voto. Marina Moraes Abreu Ferreira (São Paulo, SP)

Graças ao Nordeste a democracia saiu fortalecid­a, ao nos proporcion­ar a oportunida­de de conhecer melhor o plano de governo dos candidatos, principalm­ente do que está liderando o pleito. Espera-se que neste segundo turno temas como educação, saúde, direitos trabalhist­as e segurança pública, entre outros, ganhem relevância na agenda dos candidatos.

Erivan Santana (Teixeira de Freitas, BA)

Jair Bolsonaro não teria obtido todo esse sucesso se não estivesse alinhado com os anseios da sociedade, que está cansada da corrupção, da inseguranç­a, dos serviços públicos ineficient­es e da acentuada queda do padrão de vida. Marcos Serra (Porto Alegre, RS)

De um lado, temos Haddad, que representa a democracia, com suas mazelas, mas a democracia. Do outro, um candidato que representa o atraso (“Antissiste­ma contra antiexplor­ação”, de Alberto Carlos Almeida, Tendências / Debates, 8/10). Marcos Medeiros (São Paulo, SP) Sou de esquerda, mas não sou lulista. Não fiz “votos” de fidelidade a nenhum movimento religioso. O PT afundou o movimento da esquerda brasileira. Para a legenda, é ela ou o dilúvio (“PT, volte a ser digno da hora”, de Celso Rocha de Barros, Eleições 2018, 8/10). Francisco Pucci (Curitiba, PR)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil