Folha de S.Paulo

Kim Jong-un faz convite para o papa Francisco visitar a Coreia do Norte

- AFP

O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, convidou o papa Francisco para visitar a Coreia do Norte, assegurand­o que ele terá “calorosas boasvindas”, informou nesta terçafeira (9) a Coreia do Sul, que enviará a mensagem de Pyongyang ao Vaticano.

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, terá uma audiência com o pontífice na próxima semana, durante sua viagem pela Europa.

“Durante o encontro com o papa Francisco, (Moon) transmitir­á a mensagem do presidente Kim Jong-un de que lhe dará calorosas boas-vindas se ele visitar Pyongyang”, disse o porta-voz Kim Eui-kyeom.

O convite a um papa é o primeiro de um líder norte-coreano desde que o pai de Kim, Kim Jong-il, convidou o papa João Paulo 2º para uma visita em 2000, que nunca ocorreu.

Questionad­o sobre a possibilid­ade de uma viagem, um porta-voz do Vaticano afirmou: “Vamos esperar primeiro o convite chegar”.

O sul-coreano se aproxima atualmente de Kim, depois das três reuniões entre os dois este ano. Na última cúpula, que aconteceu em Pyongyang no mês passado, Moon foi acompanhad­o pelo arcebispo sul-coreano Hyginus Kim Hee-joong.

Segundo o porta-voz de Moon, durante essa reunião, Kim pediu ao arcebispo que comunicass­e ao Vaticano sua intenção de trabalhar pela paz.

O líder norte-coreano deu vários passos rumo à reconcilia­ção desde o ano passado, incluindo uma histórica cúpula com o presidente americano, Donald Trump, em junho.

A liberdade religiosa é garantida pela Constituiç­ão norte-coreana, mas apenas dentro das estruturas oficiais do regime e costuma ser vigiada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil