Folha de S.Paulo

Laborioso pioneiro do interior mato-grossense

- Paulo Gomes coluna.obituario@grupofolha.com.br

Devoto de Aparecida e de Fátima, seu Vicente rezava o terço todos os dias e assistia a duas missas em TVs católicas. Um de seus hábitos era presentear pessoas próximas com adesivos de Fátima.

Filho de agricultor­es do interior paulista e do Paraná, chegou a ser taxista, ter um armazém e uma sorveteria. Aos 40, vendeu tudo o que tinha e foi para Tangará da Serra, então vilarejo em Mato Grosso.

Lá, fez de tudo. Sua lancho- nete-mercearia virou ponto de referência, servindo como rodoviária e correio —o endereço de todas as cartas para moradores era o seu bar.

Jogos da loteria esportiva também eram feitos, informalme­nte, na mercearia. A pessoa jogava e os bilhetes ficavam por lá, sob responsabi­lidade do dono. Uma vez, conferindo os resultados, viu que um senhor de Apucarana (PR) tinha ganhado. Vicente teve que mandar um funcionári­o viajar mais de 1.700 km para entregar o bilhete ao dono.

Até as hóstias da igreja local eram feitas na sua casa, uma das poucas que tinha motor. Ajudou na emancipaçã­o como município, em 1976, e seguiu como um prestador. Quando interrompi­a a transmissã­o de sinal das TVs, Vicente ia até o morro no município vizinho e subia na torre repetidora para trocar a bateria e garantir a novela para a comunidade.

Ainda que laborioso, aproveitav­a o tempo livre. Adorava pescar. No último dia 22, ia com o genro. “Guizinho, coloque o cinto. Por favor”, apelou seu Vicente ao motorista. Falou, uma, duas, três vezes, até que Guizinho obedecesse. Na estrada, um veículo atingiu o carro no lado do passageiro. O genro foi salvo pelo cinto.

Vicente morreu no acidente, aos 86. O vidro se estilhaçou, mas o adesivo de Nossa Senhora de Fátima que tanto distribuía foi encontrado pelo filho bem no banco onde estava seu Vicente.

“Ele cumpriu a missão dele”, diz o filho Renato, hoje viceprefei­to de Tangará. Deixa a mulher Georgina, com quem ficou por 56 anos, e também os filhos Rubens, Regiane Benedita e Rinaldo, quatro netos e quatro irmãos.

7º DIA

NARCIZO MATTIUZZI DA COSTA Nesta quarta (10/10) às 17h, Igreja São José, rua Dinamarca, 32, Jardim Europa

1º ANO

ALICE CARDOZO CORIOLANO Nesta quinta (11/10) às 18h30, Igreja Nossa Senhora Aparecida, praça Nossa Senhora Aparecida, s/n, Moema

28º ANO

FLAVIA CARILLO CARPINELLI Nesta quinta (11/10) às 07h, Igreja Nossa Senhora da Salete, rua Dr. Zuquim, 1.746, Santana 34º ANO

GILBERTO DOMINGUES DA SILVA Nesta quarta (10/10) às 18h30, Igreja de São Gabriel Arcanjo, av. São Gabriel, 108, Jardim Paulista

EM MEMÓRIA

CARLOS TOLEDO ABREU FILHO Nesta quinta (11/10) ao meio-dia, Igreja São José, rua Dinamarca, 32, Jardim Europa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil