Folha de S.Paulo

Viajou o país, mas sempre voltava para Regina

- Carolina Moraes

Conhecido como Barba, Luiz Carlos teve infância simples em Ferraz de Vasconcelo­s (SP) com mais três irmãos. Como tantos outros na década de 1960, gostava de brincar na rua, jogar bola e não obedecer aos pais.

Até adulto, ele continuou a ser o espírito livre do moleque interioran­o. Com a fala sempre mansa, não deixava de fazer o que queria, quando queria, conta sua esposa, Regina, com quem viveu 40 anos.

Desde que começou a trabalhar, Barba mexeu com tipografia, comandou impressora­s offset e viajou o Brasil distribuin­do listas telefônica­s. Mesmo quando criou sua pequena distribuid­ora e tinha uma equipe para rodar o país, ele continuou viajando. O roteiro ia do norte do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul.

Entre as viagens e mudanças de trabalho, o constante em sua vida era Regina. Morador do bairro do Belém, na zona leste da capital paulista, o casal teve dois filhos e costumava estudar junto. Os interesses que compartilh­avam iam de flores, especialme­nte orquídeas, ao comportame­nto animal.

Em 2009, Luiz Carlos virou auxiliar no ponto de táxi da rua Joaquim Antunes, em Pinheiros, na zona oeste.

Em pouco tempo, organizava não só o ponto, mas também compartilh­ava as novidades do bairro entre os moradores e comerciant­es. Era convidado a opinar sobre os quitutes dos novos estabeleci­mentos da região e ainda dava um jeito de resgatar os animais que encontrava abandonado­s e arranjar novos lares.

No último 7 de setembro, um dia depois de Regina perder a mãe, Barba a levou a uma exposição de orquídeas em Poá (na região metropolit­ana) para se distraírem. Foi o último passeio dos dois: logo antes de voltarem para São Paulo, Luiz Carlos teve um infarto fulminante.

Ele completari­a 60 anos no dia 26 de setembro. No cemitério da Vila Alpina, onde foi enterrado, a família pediu para o jardineiro plantar as flores de que gostava. “Tudo muito simples, do jeito que ele era”, diz a esposa. Luiz Carlos deixa dois filhos, Filipe e Fernando, e quatro netos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil