Folha de S.Paulo

Diga a que veio

- Daniela Lima painel@grupofolha.com.br

Funcionári­os da Justiça Eleitoral fizeram chegar à presidente do TSE, Rosa Weber, uma insatisfaç­ão com a paralisia da corte diante do que consideram atentados institucio­nais. Coube a um dirigente de associação dos servidores levar o recado à ministra, que depois repassou aos colegas de plenário. O mensageiro fez um relato das ameaças e acusações que pairam sobre o trabalho do tribunal e afirmou que o funcionali­smo se sentia ofendido. Por fim, pediu que ela, em nome deles, reagisse.

rastilho de pólvora

Segundo um integrante do TSE, Weber também foi informada de registros de manifestaç­ões ofensivas em frente a tribunais regionais eleitorais e de que a equipe de inteligênc­ia detectou ameaças a outros magistrado­s nas redes.

deu ruim

Aliados de Fernando Haddad que militam fora do PT afirmam que, se a intenção dos irmãos Ciro e Cid Gomes, do PDT, era a de se preservar para a eleição de 2022 com o tal “apoio crítico” ao presidenci­ável, eles deram um tiro no pé.

deu ruim 2

Mesmo já projetando a derrota de Haddad, parte da esquerda avalia que o PT se manterá como o principal partido desse campo e que, agora, a legenda ainda vai despontar como a beneficiár­ia do eventual fiasco de um governo Bolsonaro.

o estrategis­ta

O ministro Gilberto Kassab (Comunicaçõ­es), fundador e cacique do PSD, declarou a neutralida­de da sigla no segundo turno da corrida presidenci­al, mas decidiu explicitar sua posição: “Eu voto no Jair Bolsonaro”.

o estrategis­ta 2

“Fomos com o Geraldo Alckmin (PSDB) até o fim. No último dia de campanha, caminhei com ele. Perdi. Agora tenho que apoiar um dos dois”, disse Kassab.

cola comigo

Kassab está longe de ser o único a optar pelo candidato do PSL. Ratinho Júnior (PSD), eleito governador do Paraná, se colocou à disposição para coordenar a campanha bolsonaris­ta no estado.

maquiavel

Parlamenta­res do centrão que conseguira­m se reeleger têm procurado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), anunciado como ministro da Casa Civil de uma gestão Bolsonaro. O que ouvem: se eleito, ele vai fazer uma peneira, “governar com os bons de cada partido”.

sem supetão

A equipe de Bolsonaro vai fazer novo aceno aos eleitores de baixa renda usando o Bolsa Família. Vão disseminar que ele deve implementa­r logo no primeiro ano de gestão a reforma no programa que vai criar o sistema de “escadinha” para cortar o recurso do beneficiár­io que conseguir emprego.

não por isso

Integrante­s da equipe de Bolsonaro dizem que o fato de a pessoa perder a assistênci­a se conseguir um trabalho desencoraj­a beneficiár­ios a buscar outra fonte de renda. Eles sugerem que, ao ingressar no mercado, a pessoa mantenha 75% do valor da bolsa no primeiro ano. Com isso, a perda seria escalonada.

quem conta um conto

Como Haddad voltou às ruas numa tentativa de não perder mais espaço para Bolsonaro, a campanha do PT vai tentar explorar a ideia de que ele faz uma campanha viva, enquanto o rival opta pela distância imposta pelas redes sociais.

vai tu mesmo

Deputados de partidos que se organizam para reeleger Rodrigo Maia (DEM-RJ) presidente da Câmara em um eventual governo Bolsonaro avisam a integrante­s do PSL que o democrata é, hoje, o único nome do centro capaz de obter o apoio da oposição: PT, PCdoB e PSOL.

calma lá

O lembrete de integrante­s do centrão e da esquerda é uma tentativa de frear a disposição de quadros do PSL e da bancada da bala de disputar o comando da Casa.

com decoro

Depois que diversos procurador­es se tornaram alvo de investigaç­ão por causa de declaraçõe­s polêmicas na internet, a associação nacional da classe, ANPR, vai promover, nesta quinta (18), seminário intitulado “Ministério Público e a Liberdade de Expressão” para debater o uso de redes sociais.

Temer achou que tinha sido esquecido, mas a PF mostrou que não. Encerra a gestão sem dignidade para transmitir a faixa

Do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), sobre o novo indiciamen­to do presidente Michel Temer, agora no chamado inquérito dos portos

com Thais Arbex e Julia Chaib

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil