Folha de S.Paulo

‘Manter Maia à frente da Câmara seria ruim’, afirma campeã de votos

Joice Hasselmann (PSL) defende que comando da Casa fique com membro do seu partido

- Angela Boldrini

Mulher mais votada para deputada federal nas eleições 2018, a jornalista Joice Hasselmann (PSL-SP) é contra a recondução de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidênci­a da Câmara, como desejam o deputado e seus aliados.

Ela, que pleiteia o posto de líder do partido ou do governo, afirmou que o cargo deve ficar com algum deputado do PSL de Jair Bolsonaro e sugeriu o nome de Luciano Bivar (PE), presidente licenciado da legenda. O partido sairá dos 8 deputados atuais para ao menos 52 no próximo ano —segunda maior bancada.

Partidos do centrão articulam a reeleição de Maia, e Eduardo Bol sonar o( PS L- SP) já admitiu que o comando da Casapo de não fi carcoma sigla. Para Joice, manter Maia mandaria mensagem errada para eleitorado. “O Brasil deu uma mensagem de renovação. Seria uma ideia do ponto de vista de imagem muito ruim. Se você mantém o presidente, dá a sensação de mais do mesmo”, afirmou à Folha no aeroporto de Brasília, na terça (16).

A entrevista foi repetidame­nte interrompi­da por passagei- ros atrás de fotos .“Tô ferrada. Se fizer alguma coisa, todo esse pessoal que vem me dar beijo vai vir atrás de mim”, brinca.

Não descarta concorrer ela própria ao posto de presidente. “Sou cacifada pelas urnas.”

Joice recebeu mais de 1 milhão de votos em sua primeira eleição para a Câmara, sendo a segunda mais votada, atrás do filho de Bolsonaro.

“Gosto dessa coisa do embate de ideias”, diz ela, que antes de chegar à Casa protagoniz­ou embates dentro da própria campanha. O principal bate-cabeça foi com o presidente do PSL-SP, Major Olímpio, que gravou vídeo desautoriz­ando sua pré-candidatur­a ao governo paulista. Ela minimiza o caso, mas diz que a sigla errou ao não lançar nome ao governo ou dois ao Sena- do. “Não sabíamos o tamanho que seria a onda Bolsonaro.”

Também fez pouco caso do lançamento da candidatur­a do futuro colega Kim Kataguiri (DEM-SP) à presidênci­a da Casa, que aconteceu “para ganhar um espacinho no jornal”. “É um bom menino. Pode ser um ótimo presidente da Câmara daqui a uns anos.”

Ela é favorável à aprovação da reforma da Previdênci­a no governo Michel Temer. “É 40% boa, 60% ruim. Mas do ponto de vista de já ter um problema resolvido, seria interessan­te.”

Defende a aprovação do Escola Sem Partido nos primei- ros cem dias da nova legislatur­a, a flexibiliz­ação do Estatuto do Desarmamen­to e a votação da PEC que endurece as regras do aborto. “Não pode transforma­r aborto em método contracept­ivo, que é o que essa bancada do PSOL, essas lhamas cuspideira­s, querem.”

A deputada eleita defende ampliar a reforma trabalhist­a. “O excesso de leis trabalhist­as têm prejudicad­o o trabalhado­r demais.”

Joice será uma das novatas da “bancada Youtuber”, que inclui também Kataguiri. O seu, diz, “vai ser quase um mandato reality. E acho que a audiên- cia da TV Câmara e dos nossos canais vai aumentar bastante, porque vai ser uma legislatur­a animada.”

 ?? Pedro Ladeira/Folhapress ?? A deputada eleita Joice Hasselmann (PSL), no aeroporto de Brasília
Pedro Ladeira/Folhapress A deputada eleita Joice Hasselmann (PSL), no aeroporto de Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil