Folha de S.Paulo

Justiça do Peru ordena soltura de Keiko Fujimori

-

A Justiça do Peru ordenou nesta quarta (17) a libertação de Keiko Fujimori, líder opositora do país e filha mais velha do ex-líder Alberto Fujimori, que havia sido presa uma semana atrás sob a acusação de lavagem de dinheiro.

Keiko é investigad­a por ter recebido US$ 1,2 milhão de doação em caixa dois da construtor­a brasileira Odebrecht para sua campanha à Presidênci­a em 2011, quando foi derrotada por Ollanta Humala.

No mesmo pleito, a empreiteir­a também teria fornecido dinheiro para o esquerdist­a Humala —que está em prisão preventiva desde 2017 devido à acusação. A empresa admite ter pago US$ 29 milhões de propina a políticos peruanos.

No caso de Keiko, porém, o juiz César Sahuanay considerou não haver fundamenta­ção adequada na ordem de prisão ditada pelo juiz Richard Concepción Carhuancho, responsáve­l pelos casos ligados ao escândalo da empreiteir­a.

“Então se constata que não satisfez o padrão que se exige para a detenção preventiva judicial”, disse Sahuanay.

O magistrado também im- pediu Richard Concepción Carhuancho de ditar uma nova detenção de Keiko, cabendo a outros juízes fazê-lo.

Na audiência, a líder fujimorist­a se defendeu ao dizer que não havia motivo para prendê-la. “Foi uma emboscada do Ministério Público [ela foi presa na sede da Procurador­ia]. Só o fato de eu ter ido ao prédio desatou essa acusação.”

Na ocasião, Carhuancho havia determinad­o a detenção de Keiko devido à tripla nacionalid­ade da dirigente: japonesa por parte de pai, e americana devido a seu marido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil