Folha de S.Paulo

Conto que deu fama ao escritor e poeta americano Bret Harte está na coleção bilíngue

- Cristiane Martins da Silva

Francis Bret Harte, mesmo sem educação de qualidade, se interessou cedo pela escrita. O autor tema do penúltimo volume da Coleção Folha Inglês Clássicos da Literatura escreveu os primeiros versos aos 11, sob chacota dos parentes.

Anos depois, mudou-se para o campo, onde atuou no setor de mineração e se aproximou de indígenas e mexicanos, ligação que lhe renderia críticas de brancos conservado­res.

Passou por periódicos, com paródias de Charles Dickens e outros, e ganhou fama em 1868, com “A Sorte de Roaring Camp”, conto presente na Coleção Folha, que chega às bancas neste domingo (21), ambientado em um acampament­o de pessoas em busca de ouro.

Cherokee Sal, a única mulher do local, morre ao dar à luz um menino, de paternidad­e desconheci­da. O grupo de homens decide criá-lo, e a presença da criança passa a transforma­r o acampament­o. No início, há menos brigas, bebedeiras, e vem a sorte. Mas o azar parece à espreita.

A outra obra no volume da Coleção Folha se passa no mesmo cenário, mas o estudo dos personagen­s atravessa o tema da amizade. Em “O Sócio de Tennessee”, ambientado em um vilarejo de fronteira, a relação desequilib­rada entre dois homens que tem uma sociedade. Um é fanfarrão; o outro, trabalhado­r..

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil