Folha de S.Paulo

Em SP, Doria tem 52% dos votos válidos, e França, 48%, diz pesquisa Ibope

Ex-prefeito aparece com 52% dos votos válidos e governador tem 48%, o que os deixa igualados na margem de erro

- Guilherme Seto

No primeiro levantamen­to do Ibope sobre o segundo turno das eleições pelo governo de São Paulo, João Doria (PSDB) aparece tecnicamen­te empatado com o governador Márcio França (PSB).

O ex-prefeito conta com 52% dos votos válidos, enquanto o pessebista tem o apoio de 48% dos entrevista­dos na pesquisa divulgada nesta quartafeir­a (17). A margem de erro é de três pontos percentuai­s para mais ou para menos.

A contagem, que exclui os brancos, nulos e indecisos, como a Justiça Eleitoral faz no dia da eleição, confirma o acirrament­o da disputa entre Doria e França. No primeiro turno, Doria teve 31,77% dos votos e França, 21,53%.

Doria tem 46% dos votos totais e França, 42%. Eleitores que declararam a intenção de votar em branco ou nulo são 10%, enquanto 2% não souberam ou não quiseram responder. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 17 de outubro e ouviu 1.512 votantes.

A rejeição ao ex-prefeito chegou a 32% de eleitores, que disseram que não votariam nele de jeito algum. No caso de França, 20% afirmaram que não o escolheria­m.

Doria tem apostado na construção do voto Bolsodoria e tem acenado insistente­mente para o eleitorado de Jair Bolsonaro (PSL). Ele tenta tirar proveito da onda conservado­ra que turbinou as votações de candidatos associados de alguma forma ao militar.

Mas Doria não tem recebido contrapart­ida enfática de Bolsonaro. O tucano viajou ao Rio para se encontrar com o presidenci­ável, mas não foi recebido por ele. Um dos mais conhecidos membros da cúpula de Bolsonaro, Major Olímpio (PSL), eleito senador em SP, declarou voto em França.

Já o governador tem feito referência­s contínuas ao fato de Doria ter deixado a Prefeitura de São Paulo antes do fim do mandato para participar das eleições. Ele tem também destacado que Doria não teria sido leal a Geraldo Alckmin ao se aproximar de Bolsonaro ainda no primeiro turno, quando o presidenci­ável tucano ainda buscava encorpar a candidatur­a para tentar chegar ao segundo turno.

Na disputa pelo governo do Rio de Janeiro, a pesquisa Ibope mostra Wilson Witzel (PSC) com 60% dos votos válidos contra Eduardo Paes (DEM), que tem 40%.

Em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) chegou a 66% dos votos válidos, abrindo larga vantagem sobre o tucano Antonio Anastasia, que tem 34%.

No Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) alcançou 75% dos votos válidos, deixando o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) com apenas 25%.

O candidato Eduardo Leite (PSDB) está com 59% dos votos válidos no Rio Grande do Sul, à frente do atual governador José Ivo Sartori (MDB), que conta com a preferênci­a de 41% dos eleitores.

A disputa pelo governo do Rio Grande do Norte está entre Fátima Bezerra (PT), que tem 54% dos votos válidos segundo o Ibope, e Carlos Eduardo (PDT), com 46%.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil