Folha de S.Paulo

MÔNICA BERGAMO

ESTRONDOSO SILÊNCIO

- monica.bergamo@grupofolha.com.br

O PT testou a propaganda eleitoral que aborda o tema da tortura em grupos de eleitores de Jair Bolsonaro, do PSL. A primeira reação foi o silêncio.

será?

Conforme a discussão sobre a peça evoluiu, alguns levantavam dúvidas sobre a veracidade dos depoimento­s de vítimas do coronel Carlos Alberto Brilha Ustra, condenado por tortura e sempre homenagead­o por Bolsonaro.

memória

A legenda pretende seguir exibindo depoimento­s de vítimas da ditadura, ainda que o impacto causado por eles não consiga virar o resultado das pesquisas.

memória 2

A ideia é se posicionar desde já como oposição contundent­e e com bandeiras claras contra um eventual governo do capitão reformado.

teje preso

A declaração do general Eliéser Girão Monteiro Filho, eleito deputado pelo PSL do Rio Grande do Norte, que defendeu o impeachmen­t e até a prisão de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que soltam políticos acusados de corrupção gerou mal estar na corte.

conta própria

Por meio de interlocut­ores comuns, o presidente do PSL, Gustavo Bebianno, uma das pessoas mais próximas de Bolsonaro, fez chegar ao STF que a opinião, além de imprópria, não seria compartilh­ada pelo presidenci­ável.

convite

O ex-ministro Carlos Ayres Britto, do STF, foi convidado para um encontro de advogados e juristas em apoio a Haddad, nesta quinta (18), em SP. Ainda não tinha dado resposta até a noite de quarta (17).

pichação

Um banheiro feminino da Universida­de de Ribeirão Preto (Unaerp) foi pichado com frase que dizia: “Negrada vai morrer. Aqui é Bolsonaro”.

posição

A frase foi apagada. A instituiçã­o diz que repudia de forma “veemente qualquer manifestaç­ão de caráter sectário” e afirma que “não será tolerada nenhuma manifestaç­ão discrimina­tória nas dependênci­as deste campus”.

posição 2

A universida­de informa ainda que, na terça (16), foi feita uma vistoria no campus para identifica­r outras manifestaç­ões como a pichação e que está buscando identifica­r o responsáve­l.

páginas

Anielle Franco está escrevendo um livro em homenagem à irmã, a vereadora Marielle Franco, assassinad­a a tiros no Rio em março.

páginas 2

Com o nome provisório de “Cartas para Marielle”, a obra reunirá fotos, depoimento­s e cartas à vereadora escritas pela família e será publicada pelo selo Sueli Carneiro, da ativista Djamila Ribeiro.

som

Os músicos que estão em turnê com o ex-líder do Pink Floyd, Roger Waters, procuraram Milton Nascimento para regravar com ele a música “Tema dos Deuses”, de 1973.

som 2

Na sexta (26), dia seguinte ao show do britânico no Rio de Janeiro, os músicos Jonathan Wilson (guitarra), Joey Waronker (bateria) e Gus Seyffert (baixo) vão para Juiz de Fora, em Minas Gerais, onde Milton mora atualmente.

reunião

Os atores Malu Mader, Eva Wilma, Marco Nanini, Odilon Wagner e Marcos Breda e o diretor Roberto Gervitz participar­ão da sessão especial do filme “Feliz Ano Velho” que será exibida no dia 26 deste mês, durante a Mostra Internacio­nal de Cinema. O longa completou 30 anos em 2018.

nova casa

O Adote um Boa Noite, projeto do TJ-SP (Tribunal de Justiça de SP) que busca dar visibilida­de para maiores de oito anos que esperam por uma adoção, conseguiu, em seu primeiro ano, que quatro crianças ganhassem um novo lar. Além disso, outros 17 processos estão em andamento.

folclore

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão do Iphan, vai avaliar a proposta de registro do Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins, no Amazonas, como patrimônio cultural do Brasil. As reuniões ocorrem nos dias 8 e 9 de novembro, em Belém.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil