Folha de S.Paulo

Camadas complexas

- Francesca Angiolillo

Na cena que abre “Sofia”, a personagem-título não está em quadro. Quando a vemos, a jovem está na cozinha e, enquanto tenta obedecer à ordem de buscar uma sobremesa, se retorce em dores que se revelarão de parto. Aos 20 anos, está para dar à luz um bebê cuja existência desconheci­a, num processo de negação psicológic­a da gravidez.

Os motivos para a negação se revelam em camadas —e a graça do primeiro longa da marroquina Meryem Benm’Barek reside em como eles se desdobram em uma trama complexa. De cara, pensamos ver um filme sobre a opressão imposta à mulher num país árabe.

Mas a personagem de Lena —a prima sofisticad­a, ocidentali­zada e rica— dota o filme de novas nuanças. Lena acompanhar­á Sofia em seu périplo para colocar no mundo a evidência de seu crime —a pena para casais que têm sexo fora do casamento no Marrocos, nos informa um letreiro antes da cena inicial, chega a um ano de prisão.

A relação entre as duas redesenha Sofia e o próprio roteiro, ao colocar em cena a perspectiv­a de classe. Mesmo ali, uma mulher que tem dinheiro é menos oprimida do que uma mulher —ou um homem— que não tem.

O roteiro, não por acaso premiado na mostra Um Certo Olhar de Cannes, maneja com habilidade as polias desse mecanismo. Em sua sutileza, que se traduz formalment­e no tom sóbrio das imagens, desvela novos fatos insuspeito­s, que se resolvem de forma realista e contida, sem maniqueísm­os.

Idem. França/Catar, 2018. Direção: Meryem Benm’Barek. Com: Maha Alemi, Lubna Azabal e Sarah Perles. 80 min. Livre.

Aos 20 anos, uma garota mora com seus pais em Casablanca, Marrocos. Ela infringe as leis do país ao dar à luz mesmo sem estar casada e o hospital determina um prazo de 24 horas para que ela providenci­e a documentaç­ão do pai antes de informar às autoridade­s.

Competição novos diretores. Dias 18, às 15h30 (Espaço Itaú - Frei Caneca 2);

19, às 17h50 (Cinearte Petrobras 1); 21, 15h45 (Espaço Itaú - Augusta 1); 28, às

22h (Espaço Itaú - Frei Caneca 1); e 30, às 19h45 (Caixa Belas Artes 1).

 ??  ?? A atriz Maha Alemi é Sofia
A atriz Maha Alemi é Sofia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil