Folha de S.Paulo

Brasileiro­s

- Naief Haddad

As mulheres estão à frente de alguns dos melhores filmes brasileiro­s desta Mostra.

Uma das principais diretoras do país, Tata Amaral apresenta “Sequestro Relâmpago”, que se concentra nos acontecime­ntos de uma só noite, quando dois jovens tomam uma moça como refém. Tensão e desejo se embaralham rumo a um desfecho inesperado, e a cineasta confirma o talento para retratar os contrastes da cidade de São Paulo.

Nada se vê de realismo urbano em “Los Silencios”. A diretora Beatriz Seigner conta a história de uma mãe e seu filho, que buscam reconstrui­r a vida em uma ilha na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Em seu segundo longa, Seigner abraça uma trama fantástica, amparada em um notável trabalho dos atores, especialme­nte das crianças. Exibido em Cannes, “Los Silencios” conquistou os prêmios de melhor filme e direção pela crítica no último Festival de Brasília.

Também vencedor de troféus em Brasília (ator e roteiro), ganha exibição na Mostra “Ilha”, dirigido por Glenda Nicácio e Ary Rosa, os mesmos de “Café com Canela” (2017).

Outra que merece atenção é Marina Meliande, com “Mormaço”. O filme acompanha uma defensora pública que representa uma comunidade sob ameaça de remoção por conta das obras para a Olimpíada do Rio.

Entre os homens, o jovem André Novais Oliveira exibe seu excelente “Temporada”, produção mais premiada em Brasília, incluindo melhor filme. Narra o cotidiano de uma mulher (a ótima Grace Passô) que começa a trabalhar no combate a endemias como a dengue. Embora tudo pareça prosaico, uma reviravolt­a quase silenciosa se impõe.

A 42ª Mostra também apresenta o novo longa de Jorge Furtado, “Rasga Coração”, baseado em peça de Oduvaldo Vianna Filho. A inquietude política move pai e filho, que têm modos distintos de botar em prática a insatisfaç­ão. Apesar de trechos bem-humorados, talvez seja o filme mais amargo de Furtado, diretor com mais de três décadas de carreira.

Outros destaques na seara brasileira são “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, e “O Olho e a Faca”, de Paulo Sacramento.

 ?? Fotos Divulgação ?? Cena de ‘Los Silencios’, de Beatriz Seigner
Fotos Divulgação Cena de ‘Los Silencios’, de Beatriz Seigner

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil