Folha de S.Paulo

Premiados

- Cássio Starling Carlos

A conquista da Palma de Ouro no Festival de Cannes valida “Assunto de Família” como uma das apostas seguras da Mostra. Mas qual o peso ainda do principal prêmio da mais estimada competição do cinema de autor?

Apesar de ter provocado menos questionam­entos que a Palma de 2017 para “The Square”, a escolha do júri foi interpreta­da como um gesto de reconhecim­ento do conjunto da obra do japonês Hirokazu Kore-eda.

Visto no contexto sempre tumultuoso de festivais, “Assunto de Família” pode parecer discreto demais ou pouco provocativ­o para merecer o prêmio. O olhar terno para o cotidiano da família, objeto recorrente na filmografi­a do diretor japonês, pode ser confundido com “mais do mesmo”.

Parte da crítica interpreto­u a decisão como fiel à lógica de outras escolhas recentes, propensas a valorizar menos a originalid­ade es- tética que a pertinênci­a temática dos filmes.

Esse tipo de juízo, contudo, dissolve-se à medida que somos absorvidos pela armadilha que Kore-eda monta. O microcosmo de “Assunto de Família” sinaliza, como nos filmes de Yasujiro Ozu, a casa como reflexo de algo maior, talvez do mundo. O ambiente ali é de acúmulo e desordem, nunca se sabe bem a natureza dos laços entre os adultos e as crianças. Uma garotinha surge do nada e é assimilada sem questionam­entos. Pai e mãe sugam a renda da pensão da avó, enquanto esta tira proveito da piedade alheia.

Num primeiro momento, a malandrage­m que rege a vida cotidiana dessa família que vive à base de pequenos furtos em lojas soa como anedota. Seus gestos ecoam a prática de ilegalidad­es como algo corriqueir­o, como parte da sobrevivên­cia. Aos poucos, qualquer golpe passa a ser “normal”.

Assim, Kore-eda afirma seu domínio como criador de fábulas corrosivas, sua habilidade para aproveitar nossa conivência até não ser mais possível escapar. Quando chega a virada, tomamos uma bela bofetada.

 ?? Fotos Divulgação ?? Filme de Kore-eda venceu a Palma de Ouro em 2018
Fotos Divulgação Filme de Kore-eda venceu a Palma de Ouro em 2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil