Folha de S.Paulo

Estoque de maconha acaba no Canadá poucas horas após legalizaçã­o

- JZ

Poucas horas após o Canadá ter liberado o uso recreativo da maconha, na última quarta (17), muitas lojas já estavam sem a droga no estoque, segundo informaçõe­s de jornais locais.

A CBC News relata que uma loja na província de Terra Nova e Labrador, primeiro lugar a começar a vender a substância, ficou sem o produto logo após as 16h do primeiro dia de venda liberada.

“É uma notícia muito ruim. Fiquei sem a droga às 16h20, acredite ou não”, afirmou Thomas Clarke, dono da loja, ao jornal, referindo-se ao horário associado à droga.

“Estou um pouco chocado por ter esgotado tão rápido e também muito chateado por não ter o produto para todos.” Ele afirmou que não sabe quanto tempo levará até que o estabeleci­mento seja reabasteci­do.

Outras lojas da província também enfrentara­m o mesmo problema, diz a CBC, em lugares como as vilas de Gander e Grand Falls-Windsor.

Quem conseguiu a droga teve que ter paciência. Em Montréal, na província de Québec, centenas de pessoas tiveram que enfrentar fila para entrar em loja no centro nesta quinta (18), segundo o The Montreal Gazette. Muitos voltaram para casa de mãos vazias.

Segundo a SQDC (Sociedade de cânabis de Québec, responsáve­l pelo comércio da droga na província), mais de 12,5 mil transações foram realizadas em suas lojas físicas na quarta, além de 30 mil online.

Em Ontário, na Colúmbia Britânica e em Nunavut, a droga também se esgotou em plataforma­s de venda online em poucas horas, relatou o site Vice. Alguns sites chegaram a sair do ar por causa do grande tráfego de usuários.

A comerciali­zação ainda não foi totalmente liberada em todos os lugares do Canadá. Em Toronto, maior cidade do país, a venda é feita apenas para moradores em um site do governo. As lojas só abrirão em abril. Vancouver também ainda não tem lojas legalizada­s.

O Canadá tornou-se o segundo país do mundo a legalizar o uso recreativo da cânabis, após o Uruguai. O uso também é legal em nove estados americanos, entre eles Colorado e Califórnia. A compra será permitida a qualquer pessoa maior de 18 ou 19 anos, limite que varia entre províncias.

A liberação foi anunciada em abril do ano passado por Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil