Folha de S.Paulo

Chinesa State Power negocia 2 hidrelétri­cas e 2 termelétri­cas no país

-

A chinesa Spic (State Power Investment Corporatio­n) está negociando a aquisição de mais duas hidrelétri­cas e duas termelétri­cas no Brasil, disse uma pessoa com conhecimen­to sobre a questão.

Uma das hidrelétri­cas é a usina Três Irmãos, de 800 megawatts, no estado de São Paulo, controlada pelo grupo de infraestru­tura brasileiro Triunfo Participaç­ões e Investimen­tos (TPI), disse a fonte, que pediu anonimato.

O jornal Valor Econômico reportou as negociaçõe­s sobre a usina Três Irmãos na quinta-feira (18). A State Power e a Triunfo não quiseram comentar o assunto.

A fonte acrescento­u, porém, que as negociaçõe­s com a Triunfo não seriam fáceis, porque a empresa foi mencionada por promotores brasileiro­s neste mês por não colaborar com investigaç­ão sobre um caso de corrupção envolvendo operações rodoviária­s.

A companhia estatal chinesa deve apresentar oferta até o fim deste mês pelo controle da hidrelétri­ca Santo Antônio, em Rondônia. As negociaçõe­s de compra se estendem por quase dois anos.

A State Power está consideran­do também fazer uma oferta por duas usinas termelétri­cas de carvão detidas pela francesa Engie, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A Engie, que colocou as usinas à venda há seis meses, disse que o processo de venda está “acontecend­o”.

A presidente da State Power no Brasil, Adriana Waltrick, disse à Reuters em maio que a empresa queria continuar a investir em aquisições após pagar US$ 2,25 bilhões (R$ 8,34 bilhões) por uma licença para operar a usina hidrelétri­ca São Simão, anteriorme­nte da Cemig.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil