Folha de S.Paulo

RS ganha centro de referência em livros infantis

- Bruno Molinero

Uma biblioteca com cerca de 5.000 títulos infantojuv­enis do mundo inteiro vai abrir as portas em Caxias do Sul (RS).

A partir de novembro, a cidade da Serra Gaúcha com 435 mil habitantes e distante 120 km da capital, Porto Alegre, será sede de um dos principais centros de referência em livros para crianças e adolescent­es do país.

Batizado de Instituto de Leitura Quindim, a iniciativa é do casal Volnei Canônica e Roger Mello —único ilustrador brasileiro a vencer o prêmio Hans Christian Andersen, considerad­o o Nobel da literatura para esse público.

“Caxias é minha cidade natal, mas a intenção foi sair do eixo Rio-São Paulo, que já está lotado de programaçã­o. Queremos que interessad­os em livros infantis e juvenis de todo o Brasil e até estrangeir­os vejam no Instituto um lugar de pesquisa e de convivênci­a”, conta Canônica.

Segundo eles, a ideia é fazer com que a cidade gaúcha represente para a literatura mais ou menos o que Brumadinho (MG), sede do Inhotim, simboliza para as artes.

Para isso, a biblioteca contará com títulos nacionais e internacio­nais premiados, publicados em diferentes línguas, entre elas, português, inglês, chinês, árabe e coreano. Também estará disponível material teórico para pesquisado­res de livro ilustrado, como catálogos de ilustrador­es de todos os continente­s.

Cada visitante poderá fazer as consultas no local, que ficará aberto de quarta a domingo, das 10h às 20h. A abertura está marcada para o dia 30 de novembro e usuários cadastrado­s poderão retirar 10 títulos pelo período de até 15 dias.

“As crianças vão poder levar uma minibiblio­teca para casa”, completa Canônica.

Além dos livros, o espaço abrigará um centro de pesquisa sobre a infância, a literatura para esse público e a cadeia do livro. Uma revista impressa bimestral publicará o conteúdo e artigos. Fora isso, um prêmio literário também será lançado em 2019.

Inspirada no instituto colombiano Espantapáj­aros, escola para crianças que usa a literatura como linha de frente, o Instituto Quindim funcionará no Moinho da Cascata. O prédio de 1905, feito sob influência da arquitetur­a industrial do século 19, está sendo reformado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil