Folha de S.Paulo

Compare os sistemas

-

As eleições para a Câmara de Deputados americana são diferentes das brasileira­s. No Brasil, quando um eleitor elege um deputado estadual, o voto vai também para o partido ou coligação. A quantidade de votos recebidos pela legenda ao qual o candidato pertence importa porque define quantos assentos cada um terá na Câmara. Os assentos obtidos são ocupados pelos mais votados em cada partido ou coligação.

Nos EUA, os 435 assentos da Câmara representa­m a soma dos assentos congressio­nais que cada um dos 50 estados americanos possui.

Cada estado recebe uma quantidade de assentos proporcion­al ao tamanho de sua população. Estados mais populosos têm mais representa­ntes, portanto.

Cada um dos distritos congressio­nais é disputado por democratas, republican­os e independen­tes como Verde e Libertário. Ganham sempre republican­os ou democratas; só esses dois partidos têm representa­ção no Congresso.

como afro-americanos (22,2% da população) e latinos (9,5%).

No momento, 10 dos 13 distritos congressio­nais da Carolina do Norte —o que equivale a 77% do total de deputados— são representa­dos por republican­os, o que se repete no Legislativ­o local. Já na eleição de 2016, o republican­o Donald Trump recebeu cerca de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil